TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

Por:   •  3/5/2020  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

 A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO.

O filme, História de um Casamento retrata a dificuldade de se encerrar um casamento tanto do ponto de vista emocional como burocrático. As cenas mostram o desgaste do divórcio e os efeitos práticos que a separação gera nos dois, tais como a perda de dinheiro, de autoestima, de tempo com o filho.

Tudo começa quando Nicole e seu então marido Charlie percebem que estão em uma fase conturbada do seu relacionamento e decidem apelar para o divórcio. Mas por uma decisão conjunta, acreditam que podem lidar com tudo isso sem a presença de advogados, entretanto, Nicole muda sua escolha após receber uma indicação de uma especialista no assunto. Por conta dessa ação, Charlie deverá encontrar um advogado para decidir a custódia do filho do casal.

A partir do descumprimento do acordo por parte de Nicole, de intervir a separação por meio de advogado, acabou tornando o conflito mais intenso. Sua decisão afastou ainda mais a solução que não pôde ser enxergada pelas partes, dado o seu envolvimento emocional.

Ao longo do filme, as partes optaram por contratar diversos advogados no intuito de encontrar a melhor solução, porém o resultado foi totalmente diferente, pois houve vários advogados com pensamentos diferentes.

Em um primeiro momento houve advogados que apenas pensaram no ganho da causa, deixando de lado a parte sentimental da relação. Nesse momento chegou a induzir o cliente a usar situações que não existia entre o casal para ganhar a causa, contrariando a vontade de seu cliente.

Em um outro momento teve advogado com o perfil mais conciliador, que estava pensando na parte da conciliação ao invés de resolver a causa nos tribunais. Porém ao perceber que o advogado era mais parcial, resolveu procurar outro que fosse a altura da advogada da outra parte.

Em suma, o filme retrata bem o quanto advogados que não estão bem preparados para envolver nesse tipo de litígio pode prejudicar ainda mais na dissolução do conflito. A postura dos procuradores frente às demandas jurídicas, devem ser conforme a vontade de seus clientes.

Ademais, nos casos de direito de família, é dever do advogado prestar especial atenção às questões não jurídicas trazidas pelo seu cliente, como por exemplo, na hipótese de divórcio, em que é muito comum que o ex-cônjuge esteja abalado emocionalmente com a situação, e necessite de um apoio psicológico para enfrentar o processo de separação, sendo, portanto, salutar que o advogado tenha contato com outras áreas de conhecimento complementares ao direito como a psicologia.

A mediação aplicada ao direito de família é de suma importância porque muitas vezes os conflitos familiares levados a juízo não se tratam de questões jurídicas, mas emocionais, que são passíveis de solução extrajudicial, as quais podem ser socorridas por diversos centros de mediação que são atuantes em todo o país.

Por fim, se os advogados das partes primassem pela dissolução do conflito por meio da mediação, talvez não teriam causado tanto embaraço a vida das partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (714.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com