TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Habilidade Observacional na Educação

Por:   •  8/8/2023  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

HABILIDADE OBSERVACIONAL NA EDUCAÇÃO

Bruno Virtuoso de Oliveira¹

Neusa Denise Marques de Oliveira²

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Silva (2014, p.109) ao realizar uma análise da segunda edição da obra das autoras Lüdke e André, intitulada como “A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas”, relata que as autoras enfatizam que a constituição do processo de uma pesquisa requer todo um rigor científico ao destacar que “[...] o processo de construção do “Pesquisar” a ativa participação do professor, no ofício de pesquisador, identificando nele o papel de “servir como veículo inteligente e ativo entre o conhecimento construído na área e as novas evidências [...] a partir da pesquisa [...]” (Silva, 2014, p.109).

Ainda de acordo com Silva (2014, p.110), as autoras Lüdke e André, na segunda edição da obra publicada em 2013:

Defendem que nas pesquisas qualitativas os dados coletados são predominantemente descritivos, partindo da análise do pesquisador e de sua compreensão do todo para a reflexão sobre o que pode ser ou não elucidado, pois a descrição deve possibilitar um diálogo com o objeto. A pesquisa qualitativa então trabalha com o sentido de inteligência do pesquisador. Isso porque a preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, pois é nessa fase que se constrói as hipóteses que nortearão a própria pesquisa e possibilitarão a formulação descritiva necessária para a construção de um novo conhecimento. (SILVA, 2014, p.110).

Segundo Silva (2014), as autoras Lüdke e André buscam por meio de seu texto falar sobre a importância do pesquisador sendo encarregado de buscar o entendimento do “todo”, e a relação do locutor com o interlocutor necessita de muita atenção e cuidado, sendo principal para a realização de uma boa pesquisa qualitativa a ideia do pesquisador se preparar, e não de se preocupar com o resultado da pesquisa, mais sim com a forma que ele conduzirá a pesquisa para que ela seja melhor aproveita. O pesquisador por meio de seu senso crítico deve buscar elaborar uma boa pesquisa para colher melhores resultados.

REFERÊNCIAS

SILVA. Wilker Solidade da. A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, n.3, v2, janeiro a junho de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com