TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Art

Por:   •  28/3/2021  •  Ensaio  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Texto sobre Aldo Rossi

O autor Rafael Moneo, inicia o texto sobre Aldo Rossi, citando que o arquiteto começou nos anos setenta de maneira enormemente ambiciosa. Rossi foi sensível as primeiras críticas formuladas no Movimento Moderno.

Rossi pretende que a arquitetura seja uma ciência positiva buscando, no trabalho dos arquitetos, que se compreenda, da mesma maneira que na ciência natural e humana é capaz de explicar e ordenar o território em que se movem. Para encontrar essas questões é, em primeiro lugar, necessário identificar onde está a arquitetura, qual é o território que ele pertence. Segundo o autor, não há dúvida que o território é a própria cidade. E se a arquitetura está na cidade, é preciso explorar como esta construída, quais os princípios que tem guiado seus desenrolar e que modo estão se formando as distintas áreas e bairros que a compõe.

        O arquiteto acredita que o conceito “monumento” são os acontecimentos arquitetônicos que guardamos na nossa memória e o que é citado nas histórias da arquitetura. Já “construção” será para Rossi algo crucial, pois possibilitará que se materializem os conceitos de “lugar”, “tipo”, “forma urbana”, entre outros.

        O autor descreve algumas obras de Rossi, como por exemplo:

  • Viviendas populares em Caleppio, em 1961: agrupamento de blocos com um desejo de estabelecer uma conexão entre a cidade antiga e o novo fragmento da cidade.
  • Centro direccional de Turin, em 1962: feito com a colaboração de Gianugo Polesello. O projeto contem uma intenção simbólica dos arquitetos de demonstrar uma sociedade com ideais solidário e comunitários. O projeto é um complexo sistema de vias que se mesclam com abstratos volumes. Esse projeto é bem distinto do que será a arquitetura de Rossi no futuro.
  • Monumento a La Resistencia, em Cuneo, de 1962: Rossi explora que pode dar de si uma arquitetura abstrata em termos formais. O cubo como figura simbólica capaz de contem em sua volta todos os atributos do planeta.
  • Teatro Paganini, de Parma, de 1964: o projeto apresenta uma relação íntima entre a arquitetura e o descobrimento dos poliedros e das formas mais simples. A arquitetura se reduz a exploração dos espaços como figuras elementares.
  • Teatro Carlo Felice, de 1982:

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com