TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Arte

Por:   •  11/9/2015  •  Artigo  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

A criação de Adam (1508-1512), de Michelangelo, na Capela Sistina (Vaticano)

História da arte europeia

Medieval Renaissance maneirismo barroco Neoclassicismo Romantismo Realismo Moderno Contemporânea

Detalhe das pinturas de Lascaux Caves

História da arte

Pintura Europeia Antiga Prehistoric Oriente Islâmico (ocidental)

História da arte

O campo da "história da arte" foi desenvolvido no Ocidente, e originalmente tratadas exclusivamente com a história da arte Europeia, com o Alto Renascimento (e seu precedente grego) como o padrão de definição. Gradualmente, ao longo do século 20, uma visão mais ampla da história da arte se desenvolveu. Esta versão expandida inclui sociedades de todo o mundo, e, geralmente, tenta analisar artefatos em termos dos valores culturais em que foram criados. Assim, a história da arte é agora visto para abranger toda a arte visual, a partir das megaliths da Europa Ocidental para as pinturas da dinastia Tang na China.

A história da arte é muitas vezes contada como uma cronologia das obras criadas em cada civilização. Assim, pode ser enquadrada como uma história da alta cultura, simbolizadas pelas Maravilhas do Mundo. Por outro lado, expressões da arte vernáculas também pode ser integrado em arte narrativas históricas, caso em que eles são geralmente referidos como artes populares ou embarcações. O mais perto que um historiador de arte envolve com estas últimas formas de baixa cultura, o mais provável é que eles vão identificar o seu trabalho como examinar a cultura visual ou cultura material, ou como contribuindo para domínios relacionados com a história da arte, como a antropologia ou arqueologia . Nos últimos casos objetos de arte pode ser referido como artefatos arqueológicos.

A história da arte é a história de qualquer atividade ou produto feito por seres humanos em uma forma visual para fins estéticos ou comunicativas, expressar ideias, emoções ou, em geral, uma visão de mundo. Ao longo do tempo a arte visual foi classificado de diversas maneiras, desde a distinção medieval entre artes liberais e artes mecânicas, para a distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou para as muitas definições contemporâneas, que definem a arte como uma manifestação da criatividade humana. A expansão subsequente da lista de principais artes no século 20 chegou a nove: arquitetura, dança, escultura, música, pintura, poesia (descrito amplamente como uma forma de literatura com o propósito ou função estética, que inclui também os gêneros distintos de teatro e narrativa), cinema, fotografia e artes gráficas. Além das velhas formas de expressão artística, como moda e gastronomia, novos modos de expressão estão sendo consideradas como artes, como vídeo, arte de computador, desempenho, publicidade, animação, televisão e videogames.

A história da arte é um ramo multidisciplinar das artes e das ciências, buscando um exame objectivo de arte ao longo do tempo, classificando culturas, estabelecendo periodizações, e observando as características distintivas e influentes da arte. [1] O estudo da história da arte foi inicialmente desenvolvido durante o Renascimento, com seu alcance limitado sendo a produção artística da civilização ocidental. No entanto, como o tempo passou, ele impôs uma visão mais ampla da história artística, buscando uma visão abrangente de todas as civilizações e análise de sua produção artística em termos de seus próprios valores culturais (relativismo cultural), e não apenas a história da arte ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com