TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História um filme mudo curta metragem - O Incrível Homem que Encolheu

Por:   •  21/10/2018  •  Resenha  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

FALE COM ELA

Título original: Hable con Ella

Título no Brasil: Fale com Ela

Direção: Pedro Almodóvar

Elenco: Javier Cámara, Dario Grandinette, Leonor Watling, Rosario Flores.

Gênero: Drama/Romance

Ano de Lançamento: 2002

Duração: 112 min

País: Espanha

“Fale com Ela” é um filme onde assuntos sobre tristeza, solidão, amizade, perda e a complexidade humana são abordados. Pedro Almodóvar apresenta esses assuntos através da história de dois homens que descobrem uma amizade a partir de relação que ambos mantinham com mulheres que se encontram em coma.

Com predominância narrativa, Almodóvar divide a trama em capítulos e insere na história um filme mudo curta metragem - “O Incrível Homem que Encolheu”, e também um solo de Caetano Veloso em “Cucurucucu Paloma”. O início da trama se dá quando o jornalista Marco (Dario Grandinette) e o enfermeiro Benigno (Javier Cámara), que não se conhecem, se cruzam no teatro assistindo “Café Muller”, uma apresentação de balé de Pina Baush. Marco, não consegue conter a emoção que sentia ao ver o espetáculo e derrama-se em lágrimas, enquanto Benigno que propõe ser, até pelo próprio nome, um homem benevolente e brando observa, sutilmente, a emoção do espectador ao seu lado.

Benigno é um rapaz que cuidou de sua mãe enferma durante 20 anos, no entanto, ela veio a falecer. Desde o incidente, Benigno mantêm-se frequentemente na janela de seu apartamento - que fica diante de um estúdio de dança - observando Alicia (Leonor Watling), uma jovem bailarina a quem passou a devotar seu amor. Alicia sofre um acidente que a deixa em coma e é internada no hospital onde Benigno trabalha, desde então, ele passa a cuidar da mulher de seus sonhos com uma dedicação tão singular que se torna excêntrica. Além disso, Benigno fala com Alicia sobre peças, filmes e o cotidiano com tanta espontaneidade como se ela, efetivamente, pudesse ouvi-lo.

Marco, o jornalista, é designado para entrevistar Lydia (Rosario Flores), uma mulher intensa e vigorosa que após o falecimento de seu pai, tornou-se toureira. Ela teve o nome exibido no jornal ao ter um relacionamento amoroso com “El Nino de Valência”, também toureiro. Lydia, inicialmente se irritou ao referir-se a esse assunto, apesar disso, depois de Marco ter matado uma cobra que havia em sua casa, uma confiança foi estabelecida e tornaram-se amigos, considerado que ela apresentava fobia a cobras. Logo depois, os dois iniciam um romance que estava destinado a ser curto, pois Lydia em uma de suas touradas é ferida e, coincidentemente, é internada em coma irreversível no mesmo hospital onde está Alicia.

No hospital Marco e Benigno se cruzam novamente, e se tornam amigos íntimos. Marco reage mal à tragédia, paralisando e silenciando perante o corpo de Lydia. E por estar vivenciando a mesma situação, Benigno oferece um simples aconselho ao seu amigo: “Fale com ela. (Lydia) ”. O encontro Marco/Benigno dará desdobramentos imprevisíveis que faz com que o espectador se deixe conduzir pela respeitável e encantadora narrativa de Pedro Almodóvar.

Em “Fale com Ela”, Almodóvar trata de solidão durante todo o filme, principalmente com relação a Benigno e Marco. A solidão é um estado subjetivo de um indivíduo, que implica a ausência de contato com outras pessoas, considerando que existem várias nuances de solidão podendo ser encarada de diferentes formas de acordo com cada pessoa.

A solidão que chamamos de “verdadeira solidão”, é aquela que distingue o indivíduo da massa com o objetivo de desenvolver as potencias que existem nele, que o leva a amar sua própria companhia e estar satisfeito em si mesmo. Clarice Lispector (escritora brasileira) e Rupi Kaur (escritora canadense), enxergam a solidão com essa perspectiva, como podemos perceber nos textos abaixo:

"(...) que minha solidão me sirva de companhia, que eu tenha a coragem de me enfrentar, que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com