TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  18/5/2013  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  3.669 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Viviane de Souza Costa

RESUMO:

A Arte é um processo no qual o indivíduo se expressa no mundo através da dança, música, desenho, dramatização e outros e está presente na vida do ser humano desde os primeiros momentos de vida. E na Educação Infantil, a Arte é o meio pelo qual o educador auxilia o aluno no desenvolvimento das suas potencialidades e dons. Através das diferentes linguagens, a Arte ajuda a criança a compreender o mundo e a ser compreendida. Neste sentido, o presente trabalho pretende mostrar a importância da Arte no processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, a escolha dos conteúdos de Arte, são fundamentais na construção do conhecimento e desenvolvimento da criatividade do aluno, além, de ajudá-lo a construir relações sociais e harmoniosas entre si.

Palavras-chave: Arte. Educação Infantil. Educador. Ensino/Aprendizagem. Criatividade. Aluno.

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará maneiras de como construir o conhecimento através da Arte. Portanto, ela faz parte do universo infantil desde os primeiros momentos, quando a mãe canta para o filho e na Educação Infantil atua como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem.

A Arte ajuda a criança a compreender o mundo e a ser compreendida, através das diferentes linguagens que apresenta. E a escola é o espaço ideal para que a criança possa ter contato com diferentes culturas.

Neste sentido, o presente trabalho pretende mostrar como a Arte é fundamental na construção do conhecimento e desenvolvimento da criatividade das crianças, além, de ajudá-las a construir relações sociais e harmoniosas entre si.

O presente estudo será realizado, através de uma pesquisa bibliográfica.

Tendo como base autores como: Barbosa (2008); Colares (2001); Fusari (2001); Martins (1998) e outros.

E apresentará os tópicos: Conceito de Arte na Educação Infantil; Evolução da Arte na Educação Infantil; Conteúdos de Arte na Educação Infantil.

Desenvolvimento:

1. Conceito de Arte na Educação Infantil

A arte na Educação Infantil é uma prática educacional na qual a criança expressa o seu nível de desenvolvimento. Assim vem estabelecer um diálogo essencial com vários modos de se expressar. Uma das mais interessantes características da Arte na educação é retratar as ações humanas.

Fusari (2001) afirma que a Arte está presente na realidade da criança desde o início, quer seja através da música, dos desenhos, das cores e das formas. A música é um importante fator na aprendizagem. Portanto, desde pequena a criança ouve a música, muitas vezes cantada pela mãe, tituladas como “cantigas de ninar”.

A arte auxilia a criança a criar e formar suas próprias opiniões, tornando-o um ser capaz de discernir suas próprias potencialidades, no meio social e cultural, tornando se um ser criador. Fusari (2001, p.103), afirma que a “Arte é uma das mais inquietantes e eloquentes produções do homem.” Se a criança, desde cedo entrar em contato com a Arte, amadurecerá o seu entendimento sobre a vida e sua riqueza em detalhes interpretados livremente por ela.

O desenho permite às crianças a apropriação do mundo do qual fazem parte uma vez que ele reflete sua compreensão do real e seu estágio de desenvolvimento psicológico e motor. Vygotsky ao se referir às representações gráficas das crianças afirma que elas evoluíam ao mesmo tempo com suas expressões gestuais. O desenho constitui a expressão própria da criança que se desenvolve a partir das suas fases de desenvolvimento mental. (COLARES, 2001, p.139).

Nesse contexto, Colares mostra que através do desenho livre a criança se expressa diante do mundo, desse modo ela transmiti mensagens. A arte influencia no desenvolvimento pleno da criança e no processo de maturação, portanto influencia na vida e no desenvolvimento e comportamento da criança, proporcionando uma compreensão mais definida e ordenada sobre os fatos.

Enfim, a Arte é uma linguagem, através da qual a criança desenvolve o senso de conhecimento e de criatividade. Uma expressão artística, na qual ela deposita o sentimento na sua criação, libertando-se de aparências e ao mesmo tempo podendo representar como é realmente.

2. Evolução da Arte na Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com