TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria Cultural Foi de Grande Importância Para o Desenvolvimento da Arte

Por:   •  18/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

A indústria cultural foi de grande importância para o desenvolvimento da arte.

Na virada do século XIX, o mundo ocidental conhece uma forma de produção cultural. O método de produção em larga escala definido por Henry Ford, começou a se estender. Os avanços tecnológicos possibilitaram o surgimento de novas formas de expressões artísticas e o estabelecimento de novas relações entre o público e a arte.

Industria cultural é o termo usado para designar esse modo de fazer cultura, a partir da lógica de produção industrial. Significa que se passou a produzir arte com finalidade de lucro. Para se obter lucro com o cinema, por exemplo, é necessário fazer um filme que agrade o maior número de pessoas. Dessa forma começam a serem criados os padrões que poderão agradar o maior público possível. Surgem então as padronizações.

Essa indústria cultural, que produz cultura para as massas, faz com que se entre em um circulo vicioso. A indústria define qual tipo de arte pode ser consumida. O público não se atenta a padrões impostos pela sociedade e passa a perder sua capacidade de julgamento. Com isso, a indústria passa, cada vez mais, a produzir obras de valor questionável.

Com o avanço tecnológico, é possível que mais pessoas tenham acesso às ferramentas para a produção cultural.

O barateamento tecnológico permitiu que vários artistas da época, desenvolvessem sua arte de modo autônomo e improvisado. O computador possibilitou a abertura e o acesso à arte, democratizando, também o acesso a cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com