TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luxottica Group S.P.A

Por:   •  28/11/2018  •  Ensaio  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

1.História

A Luxottica Group S.P.A fabricante de óculos foi fundada no ano de 1961, por Leonardo Del Vecchio, o homem que transformou uma empresa com poucos funcionários em um império, com instalações na Itália, nos EUA, China, Índia e Brasil. A Luxottica é hoje a maior fabricante de óculos de sol do mundo.

Del Vencchio hoje com 82 de uma família podre de Milão, começou sua carreira os 14 anos como fabricante de medalhas para uma fundição, mas tinha outros planos para sua carreira e aos 23 anos decidiu usar seu talento para fabricação de peças de óculos. No ano de 1961, ele foi morar em Agordo, localizado na província de Belluno, principal sede de indústria de óculos na Itália, assim nascia a Luxottica. De lá pra cá, a empresa foi crescendo muito e convencido do sucesso, em 1974 adquiriu a Scarrone, uma empresa de distribuição. Em 1981, a Luxottica estabeleceu sua primeira subsidiária internacional na Alemanha, o que levou a uma rápida expansão internacional. Com visão por negócios Del vencchio percebeu que poderia dar um belo salto se os óculos passassem a ser percebidos como um acessório de moda. Então, foi a procura do primeiro designer Giorgio Armani e assinou um contrato de licenciamento, em 1988. Assim, ajudando Del Vicchino a voos mais audaciosos.

Nos anos 90, a empresa assentou o segundo pilar de sua estratégia e crescimento: as gulosas aquisições. No ano de 1995, arrematou a Shoe, uma holding americana com um único objetivo que lhe interessava era a rede LensCrafers, de 860 lojas nos EUA. A empresa estreia no varejo e ganhou terreno no maior mercado mundial de óculos. Quadro anos depois desembolsou US$ 640 milhões pela divisão de óculos de sol Bausch & Lomb e ficou com a legendária grife Ray Ban.

Desde 2000, a Luxottica vem fortalecendo ainda mais seus negócios no varejo através da aquisição de várias cadeias, incluindo no ano de 2002, a maior rede de loja de óculos de sol premium do mundo, a Sunglass Hut, proprietária de 1.600 pontos de vendas nos EUA, Canadá e Europa. Em 2005, a Companhia iniciou sua expansão de varejo na China, onde a LensCrafters desde então se tornou uma marca líder no mercado. Desde 2006, o Grupo começou a expandir globalmente a Sunglass Hut em mercados como o Oriente Médio, África do Sul, Tailândia, Índia e Filipinas.

Em 2017, a Companhia anunciou uma fusão com a Essilor, empresa francesa que produz lentes oftálmica, resultante da fusão EssilorLuxottica se tornou a maior produtora de óculos e lentes de contato do mundo. Também no mesmo ano o grupo italiano Luxottica, compra a rede brasileira Óticas Carol, uma das líderes do mercado brasileiro de óculos, em um acordo de 110 milhões de euros, dessa forma expandido a sua presença no mercado varejista brasileiro.

A Luxottica é uma empresa gigante sobre todas as etapas do ciclo de produtividade do setor de óculos. Desenha, produz, distribui e vende ao consumidor óculos de grau e de sol. Tem diversas subsidiárias (incluindo o Brasil), distribuição nos cinco continentes.  

A Companhia possui licenciamento de muitas marcas de moda, incluindo óculos, como Chanel, Versace, Ferragamo, Bulgari, Moshino Tiffany & Co, Stella MacCartney, Michael Kors, Dolce & Gabbana, Burberry e entre outras. Mas também é dona de marcas própria: Vogue, Ray Ban, Persol e Oakley.

Datas importantes:

1958:

Leonardo Del Vecchio inicia um negócio de fabricação de ferramentas e peças para óculos em Milão.

1961:

Del Vecchio e dois parceiros financeiros lançam Luxottica em Agordo.

1967:

A empresa inicia a produção de suas próprias armações de óculos da marca Luxottica.

1971:

A Luxottica encerra suas operações de fabricação sob contrato para se concentrar em sua ala de fabricação de óculos.

1974:

A empresa compra a Scarrone, sua distribuidora italiana, no primeiro passo para se tornar uma operação verticalmente integrada.

1981:

A empresa lança uma subsidiária de vendas alemã.

1988:

A empresa começa a produzir óculos Armani sob um contrato de licenciamento.

1990:

Luxottica torna-se pública na Bolsa de Valores de Nova York.

1995:

A Luxottica adquire a Lensmasters, anteriormente parte da United States Shoe Corporation, e se torna um líder óptico de varejo.

1999:

A Luxottica adquire a divisão de óculos de sol da Bausch & Lomb, incluindo Ray Ban e outras marcas; a empresa lança a subsidiária de cuidados de visão gerenciada EyeMed Vision Care.

2001:

A Luxottica adquire a Sunglass Hut International e se torna a maior varejista de óculos do mundo.

2005

A Companhia iniciou sua expansão de varejo na China

2017

O grupo anuncia fusão com a Essilor

2017

A Luxottica compra a rede de brasileiro de Óticas Carol por 110 milhões de euros (U$ 117 milhões).

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-PT&sl=es&u=https://es.wikipedi    a.org/wiki/Luxottica&prev=search

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luxottica

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-0162-1.pdf

https://www.oticalider.com.br/blog/conheca-os-fabricantes-de-nossos-oculos

Será realizada uma ação promocional, do dia 12 de junho. A promoção foi pensada para trazer novos clientes e dar destaque à loja física da Ray-Ban única no Brasil localizada no shopping Morumbi e recentemente inaugurada no ano 2017. Lojas de shopping centers, ponto forte de concentração em dadas comemorativas. A promoção só será realizada na loja Ray-Ban mencionada acima. A flaship store segue os moldes das demais lojas conceito da marca em outras metrópoles mundiais, como Nova York e Londes. Foi escolhido o dia 12 de junho dia dos namorados devido ao grande fluxo de consumidores no shopping, ou seja, aumenta a visibilidade da ação e reforça o seu teor em relação a data comemorativa. As divulgações começarão 15 dias antes da ação e será feita por meio de displays digitais, os quais estarão nos corredores do shopping. Haverá também folhetos sendo entregue nas ruas de grande movimento, com como divulgação no site Ray-Ban e em médias sociais, com facebook da marca e instagram. A ação propõe que as pessoas que forem a loja com seu namorado terá desconto de 50%, com a condição de se beijarem na loja, dessa forma gerando um buzz divertido e descontraído, dentro e fora da loja. O objetivo da promoção é permitir momento de diversão com os consumidores de forma positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com