TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MERCANTILIZAÇÃO DAS FESTAS RELIGIOSAS

Por:   •  20/6/2018  •  Artigo  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 16

INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA (ILAACH)[pic 1][pic 2]

A MERCANTILIZAÇÃO DAS FESTAS RELIGIOSAS

NAOR GOMES DA SILVA

Foz do Iguaçu

2016


INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA (ILAACH)

A MERCANTILIZAÇÃO DAS FESTAS RELIGIOSAS

NAOR GOMES DA SILVA

Artigo apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, na disciplina de Etnomusicologia  

     Prof. (Me.):Félix Ceneviva Eid

Foz do Iguaçu

2016

A MERCANTILIZAÇÃO DAS FESTAS RELIGIOSAS

SILVA, Naor Gomes da[1]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo descrever sobre a mercantilização das festas religiosas e a espetacularização das festas juninas no espaço público das cidades. Para tanto abordou-se os conceitos de festa religiosa e o significado de espetáculo, assim como as cidades onde essas festas conseguem levar multidões. O final do estudo mostra como as festas juninas viraram grandes eventos para melhorar a economia do lugar. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com base em fontes bibliográficas.

Palavras-chave: Mercantilização. Festas religiosas. São João. Espetáculo.

1 INTRODUÇÃO

As festas religiosas tradicionais do catolicismo popular, com efeitos de grandes proporções, tem sido motivo de investimento das políticas públicas por parte do estado e dos municípios, como uma forma de desenvolvimento econômico das localidades e que atraem muitos turistas.

Entre as ações realizadas para desenvolver produtos e serviços para esses eventos, pode-se destacar as construções de redes de serviço que proporcionam atividades muito bem planejadas, que propicia o envolvimento de empresários e de toda a comunidade que é composta por artistas, artesãos, famílias e lideres que são responsáveis pelas manifestações culturais e religiosas (SEBRAE, 2008).

Considerando-se que as festas religiosas e sua vinculação com o desenvolvimento de um turismo alavancam a economia da localidade, este artigo apresenta em especial e de forma resumida, a mercantilização em torno das festas juninas, festa essa que é dedicada a um Santo da Igreja Católica (São João Batista), celebrada tradicionalmente no mês de junho.

A escolha do tema se deu pela grandiosidade das festas, juntamente com a diversidade da cultura sertaneja, que se tornou um atrativo turístico em muitas cidades e em torno da mudança de comportamento sobre os simbolismos, tradições, saberes e fazeres das localidades como elementos essenciais da cultura de um povo.

A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória e bibliográfica. As informações foram coletadas em livros, monografias, artigos e pesquisas na internet.

O problema a ser resolvido neste trabalho é: Até que ponto essas festas juninas são vistas como símbolos de fé mediante aos interesses econômicos?

Diante desses argumentos, admite-se que, se por um lado, esse turismo religioso em torno das festas juninas tem como base o consumo das particularidades dos locais, seja de ordem natural ou cultural; por outro lado verifica-se que seu estímulo provoca a transformação desses elementos que fazem parte da fé de um povo.

2 A MERCANTILIZAÇÃO DAS FESTAS RELIGIOSAS

Primeiramente pode-se citar aqui o tamanho desses eventos e do seu raio de alcance. Além de ocuparem espaços grandiosos, a alta concentração de pessoas na festa é um dos aspectos das festas-espetáculo que são bem diferentes das festas simples que a comunidade costumam fazer, não só pelo aspecto dos festeiros, mas também, pela quantidade de pessoas, cuja presença em massa reduz muito os espaços abertos na multidão (BARROS, 2012).

O que se observa nas grandes festas juninas em espaço público e urbano, é uma quantidade enorme de festeiros, que ficam ali passivamente esperando as apresentações nos palcos ou nos grandes telões montados para a ocasião em diferentes cidades do Brasil (BARROS, 2012).

 As festas espetacularizadas tornam-se eventos repetitivos, reinventa-se o território da trama festiva e por isso faz-se necessário conhecer o conceito de espetacularização urbana para que se possa entender esse assunto.

2.1 CONCEITO DE ESPETÁCULO E O CONTEXTO DE MERCANTILIZAÇÃO

A palavra espetáculo teve origem da raiz semântica latina spetaculum, que significa: tudo que atrai e prende o olhar e a atenção (RUBIM, 2005). De acordo com o autor citado, as variantes da palavra espetáculo indica sempre para uma visão atenta de uma determinada situação ou evento onde a pessoa assiste ao espetáculo.

Etimologicamente falando Subirats (1989), refere-se a palavra espetáculo a specere que significa contemplação humana, mencionando o caráter expositivo da representação. Sendo assim, é um evento para ser visto e não para ser experienciado ativamente pelas pessoas.

Debord (1997) afirma que a sociedade espetáculo é uma terminologia encontrada para denominar a sociedade de massa e de consumo da atualidade. Sobre esse tema ele diz:

A luta entre a tradição e a inovação, que é o princípio do desenvolvimento interno da cultura das sociedades históricas, só pode prosseguir através da vitória permanente da inovação. Mas a inovação da cultura só é sustentada pelo movimento histórico total que, ao tomar consciência de sua totalidade, tende à superação de seus próprios pressupostos naturais e vai no sentido da supressão de toda separação (DEBORD, 1997, p. 120).

        Observa-se que na concepção do autor, a cultura que se torna mercadoria, se torna também mercadoria que é a estrela da sociedade espetacular. Ressalta que o espetáculo estabelece o modelo de vida na sociedade atual, sendo, desta forma, onipresente e permanente como propaganda, publicidade e divertimento.

        Para Harvey (1992), é através da concepção dos espaços urbanos espetaculares que os investimentos em propaganda fazendo da imagem um modo de atrair capital e pessoas onde a competição interurbana e o empreendedorismo aumentam. Dessa maneira, a espetacularização da sociedade vem acompanhada da mercantilização e da necessidade de divulgar através dos meios de comunicação, ideias, valores e culturas que anteriormente só faziam parte da comunidade local ou regional. Existe uma tendência para aceitar o efêmero, a descontinuidade e a necessidade de acelerar o tempo de giro na produção de bens para esse eventos quase que instantaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com