TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODELAGEM, A CRIANÇA E A ESCOLA

Trabalho Escolar: A MODELAGEM, A CRIANÇA E A ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 7

A MODELAGEM, A CRIANÇA E A ESCOLA

Josefa Antônia de Oliveira

Renata Batista Soares de Souza

Renata Tais Gil da Silva Araújo

Roselaine dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Artes Visuais (Art0136)-Leitura de Imagem

30/05/2014

Resumo

A modelagem está em nosso meio desde a pré-história e nesse período ela já se mostrava importante. O trabalho a seguir mostrará uma breve história da modelagem e a sua importância no âmbito escolar, pois valorizando a arte, ou seja, a modelagem na escola desde os primeiros anos de vida escolar da criança, o professor estará levando esse aluno a se interessar pelas produções feitas por ele mesmo e também por seus colegas, bem como auxiliando para o seu desenvolvimento psíquico e motor, permitindo assim que a criança aumente o seu potencial criador e também influenciando na formação de sua personalidade.

Palavras-chave: Modelagem. Criança. Escola.

1 INTRODUÇÃO

Desde tempos muito antigos, os homens têm utilizado a modelagem como forma de suprir suas necessidades. Os homens primitivos já modelavam amuletos e utensílios domésticos, que serviam para armazenar água e alimentos em geral. Os índios usavam e usam a modelagem em argila até hoje confeccionando utensílios e peças decorativas que se tornaram verdadeiras obras de arte. A técnica de modelar manteve certa rusticidade em sua confecção apesar de vivermos em uma era tecnológica, sua prática ainda permanece bem rústica e artesanal sendo na maioria das vezes realizadas por artesãos. Dessa forma podemos afirmar que a modelagem é um a técnica que dispomos para subsidiar o trabalho do homem seja no aspecto artístico ou industrial, utilizando para isso materiais maleáveis que servirão para criar, produzir e reproduzir por meio de materiais diversificados, como a argila e massas modeláveis. Inicialmente esse trabalho abordará a história da modelagem, a sua importância e o seu uso com as crianças no ambiente escolar.

2 A MODELAGEM NA PRÉ-HISTÓRIA

Muitas são as teorias em relação ao surgimento da modelagem na pré-história, mas nenhuma ficou cientificamente comprovada. Os formatos das vasilhas e dos potes de cerâmica encontrados eram muito simples, alguns possuíam desenhos geométricos certamente feitos com ferramentas que ainda não eram aperfeiçoadas.

Segundo Moreira (2011, p.33) [...] Com o passar do tempo, as técnicas foram se aprimorando, os desenhos ficaram mais elaborados e a pintura é integrada à peça por meio de argilas coloridas e pigmentos naturais.

Portanto, podemos notar que a modelagem começou a se aprimorar ainda na pré-história e continuou assim ao longo dos tempos sendo cada vez mais utilizada e também decorada.

Várias culturas utilizaram a modelagem em argila para confecção de vasos que viraram verdadeiras obras de arte. Uma civilização que muito utilizou essa prática foi a civilização grega, onde a técnica para a confecção, queima e pintura das peças eram muito aprimoradas.

A modelagem em argila sempre foi parte integrante de várias culturas. Podemos citar uma grande expansão dessa prática na civilização grega. Os famosos vasos feitos em argila tinham técnica aprimorada de confecção, queima e pintura numa linguagem artística própria, ao ponto dos potes produzidos terem uma classificação por função e forma: por exemplo, as ânforas e cântaros. No geral, serviam para guardar produtos como vinho, o mel, a água, o azeite, frutos secos e cereais. Com a temática maior voltada para o mitológico e o cotidiano, tem-se conhecimento de duas principais fases: as figuras negras e as figuras vermelhas. (MOREIRA, 2011, p.34).

Podemos também citar a China como referência no uso da modelagem, demonstrando um grande domínio de técnica e demonstrando uma linguagem artística muito ligada a religiosidade.

3 A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM

A modelagem se torna muito importante, pois favorece antes de qualquer coisa a coordenação motora que será trabalhada facilmente através do contato direto que temos do material utilizado com as mãos. O uso da modelagem poderá também trazer benefícios para a concentração, a percepção e também par a memória visual.

A modelagem trabalha e estimula os aspectos da coordenação fina. Essa capacidade precisa ser desenvolvida desde a infância, por ser a aptidão de gerar ações sutis e direcionadas. Esse tipo de coordenação exercita delicadas e específicas funções e admite a manipulação de objetos no cotidiano. Atos como desenhar, recortar, costurar, escrever, digitar, entre outros, fazem parte da coordenação fina. (MOREIRA, 2011, p.12).

Podemos então considerar que a modelagem pode auxiliar não apenas no desenvolvimento intelectual das crianças, mas também em todas as suas habilidades motoras finas, devendo então dessa forma fazer parte do processo educacional infantil.

4 A MODELAGEM E A CRIANÇA

A criança precisa ter seus sentidos estimulados desde muito cedo, pois através desses estímulos a aprendizagem poderá ser processada, então a escola pode ter um papel fundamental nesse processo, proporcionando as crianças um contato direto com vários tipos de materiais artísticos, pois dessa forma a criança conseguirá se desenvolver mais facilmente.

[...] as aulas de artes possuem a característica do lúdico, por isso é importante que o arte-educador saiba agregar os conteúdos pedagógicos à ludicidade e não esquecer de seguir um planejamento. O lúdico precisa ser repensado na educação a fim de possibilitar um novo olhar sobre a importância desse recurso que ainda é pouco reconhecido na comunidade em geral. (ANDRADE E MOREIRA, 2008, p. 2 apud MOREIRA, 2011, p.15).

O uso da modelagem em argila e outros materiais moldáveis, inseridos no âmbito educacional de forma lúdica poderão desenvolver ainda mais sua criatividade e também influenciar na formação de sua personalidade, pois ao criar peças que represente a sua realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com