TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musica Pedagogia

Por:   •  12/3/2024  •  Artigo  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 2

Vygotsky define as zonas de desenvolvimento proximal como: [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração de companheiro mais capaz. (campos 2013, p. 179 apud. VYGOTSKY).

Segundo Campos (2013) “A zona de desenvolvimento proximal refere-se ao espaço período em que a aprendizagem acontece, com base em dois níveis de   desenvolvimento: o real e o potencial”. Desenvolvimento real é aquilo que já é   de seu conhecimento, ou seja, que pessoa já sabe. Já o desenvolvimento potencial é aquilo que a pessoa não aprendeu, mas pode aprender.

Então a zona de desenvolvimento proximal encontra-se entre ambos os níveis desenvolvimento. E quando se chega na zona de desenvolvimento proximal   que ocorre a mediação, Vygotsky (1994).   Segundo   Campos (2013), defendia   que   a aprendizagem é mais transformadora quando há a intervenção do outro, seja   de uma pessoa mais velha ou mais experiente.

Na situação observada percebe-se que quando o pai do menino chutou a bola para ele, logo o mesmo pegou a bola com a mão, portanto o saber pegar a bola com a mão nos leva ao desenvolvimento real do menino. Já o desenvolvimento   potencial foi a parte que o menino tinha que chutar a bola   com os pés. Então   a zona de desenvolvimento proximal está entre o saber pegar a bola com a mão (real) e o aprender a chutar a bola com os pés (potencial). A mediação   ocorre   nos   momentos   em   que   o   pai   da   criança   que   através   de   seus   gestos, chutes   e suas   falas   com   o   filho   tentam   ensinar   a   maneira   correta. Depois de alguns dias passados foi perguntado ao pai do menino se ele   real mente   aprendeu   a   chutar   a   bola, e   o   pai   do   menino disse   que   sim, que   o   mesmo   chuta   sem   a   ajuda   de   outra   pessoa   e   sempre   o   chama   para   ir “chutar a bola”. Diante dos fatos observados o   desenvolvimento potencial do menino se tornou um conhecimento real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com