TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUSICALIZAÇÃO

Por:   •  20/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.487 Palavras (18 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 18

MÚSICA

              A origem da música perde-se na noite dos tempos, como dizem os grandes historiadores, manifestações musicais são encontradas na mais antiga das civilizações. ALALEONA(1984). Realmente não existe linguagem mais espontânea, mais instintiva do que a música. Acredita-se que no homem primitivo, a linguagem musical em  sua forma mais  rudimentar, precedeu a linguagem propriamente dita. De acordo com dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais tais como: nascimento, casamento, morte, fertilidade, curas de doenças. Segundo Bréscia(2003) a música é uma linguagem universal está presente na história da humanidade desde as primeiras civilizações. Segundo, Snyders (1997) a música está presente na vida humana em diversas situações. Existe musica para adormecer, musica para dançar, para chorar os mortos, para conclamar o povo a lutar, o que remonta a sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.

A música é uma atividade complexa que requer o uso de muitas capacidades, físicas, mentais, sensíveis e emocionais. Mas, a despeito disso, pode ser, também, extremamente simples; por este motivo, é acessível a todos que queiram dela acercar, independentemente de faixa etária e grau de conhecimento formal. Mesmo um bebê muito pequeno já se sente atraído pela música e ao ouvi-la, expressa-se com movimentos e balbucios, aderindo espontaneamente à prática. Por meio da música a criança desenvolve suas habilidades corporais, perceptivas, sensíveis, que fazem parte da relação que estabelece com a música. (FONTERRADA, 2008)

               A definição clássica de música nos livros e conservatórios é que, “Música é a arte de combinar sons de maneira agradável aos ouvidos”, uma definição simples que não corresponde à nossa realidade cultural atual, onde a música incorpora “ruídos” bem diferentes e nem sempre o que é agradável pra uma pessoa não é agradável para outra. Então, essa definição é flexível, porque, a música é um produto cultural histórico e sofre mutações de acordo com aspectos culturais e sociais. Podemos dizer que a música é uma forma de expressão utilizando de fontes sonoras, num determinado tempo e espaço, com a verdadeira intenção de se fazer música, com sons estranhos, ruídos, com ou sem instrumentos, que pode sem dúvida ser um produto artístico interessante, tudo isso depende da ocasião. Como a música é uma forma de expressão que trabalha com a estética, com o cognitivo, com o cultural é de suma importância trabalhar a música na educação infantil.

               O ensino de música é objeto de reflexão e desenvolvimento contínuo, graças aos grandes pedagogos do século XX e seus estudos à respeito da musicalização, cada um em seu país, cada qual com sua particularidade. Então é preciso para o educador definir claramente o que é educação musical, o que são métodos ativos e qual a importância dessas idéias no contexto atual.

Um dos principais desafios para o homem neste início de século XXI é o de repensar os modelos de educação vigentes, de modo a preparar os estudantes para um panorama que se apresenta hoje muito distinto daquele que tínhamos há vinte anos. (MOLINA 2012)

              Pitágoras, o grande filósofo foi o primeiro a estudar música, ele ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reações definidas no organismo humano. Arquitas, um de seus discípulos definiu a Aritmética, a Geometria, a Astronomia e a Música, como as quatro ciências matemáticas por excelência lecionadas na Europa na Idade Média, que pro sua vez formavam o Quadrivium. ( nome dado ao conjunto de quatro matérias estudadas nas faculdades no processo inicial educativo). “Pitágoras demonstrou que a sequência correta de sons, se tocada musicalmente num instrumento, pode mudar padrões de comportamento e acelerar o processo de cura”. (BRÉSCIA, p. 31, 2003).

               A música do grego “Musiké” constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncios organizada ao longo do tempo,  uma composição musical possui três elementos básicos, principais: melodia, harmonia e ritmo.

  • Melodia: é o estudo dos sons tocados separadamente em sequência. Um canto ou um solo de saxofone,  são exemplos de  melodias.
  • Harmonia: é o estudo das combinações de sons tocados simultaneamente. Duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo constituem uma harmonia. Numa composição musical, a harmonia é o conjunto de acordes que podem ser executados por diversos instrumentos.
  • Ritmo: é a parte da música que determina o tempo de duração de cada nota. Pode-se entender o ritmo quando se observa que algumas sílabas ou palavras têm maior duração que outras.

                “A música é  linguagem universal, mas com muitos dialetos, que variam de cultura para cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas e seus intervalos.” (JEANDOT, 1997).

                  A linguagem musical está intensamente presente na vida dos seres humanos e faz parte da educação de crianças e adultos. Desde o nascimento, acriança tem nescessidade de desenvolver o senso rítmico, pois,o mundo que a rodeia, expressa numa abundância de ritmos evidenciados por diversos aspectos, que aparecem,no vôo dos pássaros, na chuva caindo, nas batidas do coração, numa banda de rock, no relógio, no andar das pessoas, e principalmente na voz das pessoas.

               Quando oferecemos música em um ambiente sonoro em diferentes situações, permitimos que bebês e crianças iniciem intuitivamente, seu processo de musicalização. Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do corpo, nesse processo há descoberta, observação e reações. (UNESCO 2005).

                A música está presente em todas as culturas e pode ser utilizada como fator determinante nos desenvolvimentos motor, linguístico e afetivo de todos os indivíduos. (MARTINS, 2004) 

              De acordo com Gainza (1988). Cada um dos aspectos ou elementos da música corresponde a um aspecto humano específico, ao qual mobiliza com exclusividade ou mais intensamente. O ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade, a ordem ou a estrutura musical contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental no homem.

              A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. Cada criança ao escutar uma melodia, interpreta-a de forma única e pessoal. Além da forma de internalização, inversamente, a música serve de incentivo para externalizar sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (352.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com