TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Kodally

Por:   •  26/8/2015  •  Seminário  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Zoltán Kodály

Nascido em Keskémet, na Hungria em 1882, ferrenho nacionalista que carregou com empenho a reconstrução da cultura musical húngara abandonada após anos no chamado “desastre de mahacs” (1526) quando a Hungria foi ocupada pelos turcos.

No século XX com todos seus compositores houve um ponto crucial, um renascimento contrastando os cromatismos exacerbados de Wagner, muitos compositores viram o renascimento da música não na continuação, mas o resgate dos antigos sistemas tornados novos. O folclore passou a ser fonte de cultura e espelho da alma do povo Hungaro.

Kodaly formou e liderou uma equipe em prol da cultura húngara, gravaram milhares de melodias que formaram a base da etnomusicologia Húngara. As pesquisa Folclóricas e a tradição húngara influenciaram a educação musical, o esforço da compreensão do importante papel da música folclórica húngara aponta para 3 forças formativas; PENSAMENTO, SENTIMENTO E VONTADE.

Desenvolver a musicalidade individual de todo povo e manter a cultura musical “natural” foram meios encontrados por Kodaly e Bartok para a reconstrução da música Húngara isso foi chamado futuramente de método Kodaly.

O método utiliza-se prioritariamente de canções Folclóricas e nacionalistas. Sua meta era ensinar o espirito do canto a todas as pessoas por meio de eficiente programa de alfabetização musical.

O desenvolvimento curricular inclui leitura e escrita da música treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical.

Para notar os ritmos Kodaly utiliza uama única linha na qual coloca os valores, ao ouvir uma frase as crianças respondem criando suas próprias frases.

O ritmo não é ensinado separadamente da melodia e sim junto a experiência de vivenciar a melodia é tão estruturada quanto o ritmo.

Para Kodaly é importante desenvolver hábito da entonação desde muito cedo, por que depois talvez não seja mais possível aperfeiçoar essa capacidade.

O intervalo mais assimilável pelas crianças de acordo com Kodaly é a terça menor descendente, de modo que quando as crianças improvisam é comum que cantem esse intervalo.

O método também se utiliza do Manossolfa , um sistema que alia sianais manuais com as notas musicais.

Em Resumo os componentes do método Kodaly não são novos mas adaptações de propostas existentes em outros países o sistema kodaly juntou num planejamento gradativo e corrente.

Seus componentes são:

  • Um sistema de alturas relativas conhecidas como dó móvel.
  • Um conjunto de manuais que auxiliam o desenvolvimento de relações tonais conhecido como Manossolfa.

No Brasil, o Sistema Kodaly é definido pela Sociedade Kodaly do Brasil, em são Paulo que oferece cursos regulares e de curta duração e busca no folclore Brasileiro equivalências as constantes encontradas nas canções húngaras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com