TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção, Notação e Linguagem Musical

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

LICENCIATURA EM MÚSICA

PERCEPÇÃO, NOTAÇÃO E LINGUAGEM MUSICAL

ICARO SILVA FERRARI

RA: 8146360

ILHÉUS/BAHIA

2021

Quais os timbres que você consegue identificar?

Nas obras dispostas no portifólio é possível identificar timbres de piano na primeira obra, na segunda obra é apresentado o violão para o então enunciado Choro, vemos também na terceira obra o violoncelo com sua timbragem melódica sendo conduzida pelos traços da obra Prelude e dentre outras. Na quarta e ultima Obra, demonstrada numa roda de Choro vemos variados instrumentos como o cavaquinho, o violão de nylon, como também a flauta doce e para completar o ensejo o pandeiro marcando o compasso percussivo da obra.

Quais as diferenças de intensidade que você conseguiu identificar auditivamente?

Na primeira obra observamos episódios de sonoridade intensa, bastante expressiva, outras mais fracas, melódicas e de baixo volume, notas agudas com grande extensão de volume, notas graves com baixo valor de intensidade, justamente uma variedade dinâmica nas notas utilizadas nesta obra executada. Na segunda obra, observamos um choro em que o seu instrumento realiza um mecanismo de voz cantada e juntamente com representação harmônica, mas a intensidade se mantém até o final das frases em que você escuta a finalização com um desfecho de volume baixo. Já na terceira obra, identificamos assim como na primeira, inúmeros episódios de variadas intensidades principalmente na primeira peça PRELUDE, onde as notas mais graves e médias se destacam com sua alta sonoridade, e as agudas em alguns episódios apresentas volumes mais baixos causando uma expressão adversa na obra. E por fim na quarta e ultima obra, cada instrumento tem sua particularidade, a flauta expressa sua intensidade variada de acordo com o decorrer da peça, o pandeiro mantem sua intensidade em todo o percurso da obra, o cavaco também, o violão sempre destacando os médios e graves fazendo assim com que a obra fique bem dinâmica sem perder o brilho de cada timbre executado.

No áudio 1, temos uma partitura. Acompanhando a partitura do vídeo e em uma folha de papel, faça uma lista de todos os sinais de dinâmica que identificar. Se houver algum que você desconhece, pesquise no Google seu significado.

Foi possível identificar inúmeros sinais de dinâmica como o pp (Muito fraco), < (Crescente), > (Decrescente), p (fraco), ƒ (Forte), ƒƒ (Muito Forte), Ped. (Pedal sustain, para sustentar as notas) e sfz (subitamente forte).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com