TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PERCEPÇÃO, NOTAÇÃO E LINGUAGEM MUSICAL

Por:   •  16/5/2018  •  Dissertação  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

NOME DO ALUNO: LILIANE S CALSOLARI AZEVEDO

 RA: 8043558

PORTFÓLIO DE PERCEPÇÃO, NOTAÇÃO E LINGUAGEM MUSICAL.

Trabalho apresentado para a disciplina de Percepção e Estruturação Musical, sob a orientação da Profª Me. Lílian Sobreira Gonçalves, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

POLO: OSASCO

ANO: 2017

PORTFÓLIO – PERCEPÇÃO, NOTAÇÃO E LINGUAGEM MUSICAL

QUAL A UTILIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NOS DIAS DE HOJE? PARA UM PROFESSOR DE MÚSICA, SEJA ELE DE ENSINO FUNDAMENTAL, SUPERIOR OU DE FORMAÇÃO MUSICAL ESPECÍFICA, É REALMENTE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DA LINGUAGEM MUSICAL? POR QUÊ?

Muito importante, pois para quem gosta de música, estuda ou ensina ela é a base de tudo, pois sem ela não conseguimos ler as notas, identificar um timbre, compor uma melodia. Sem ela muito seria perdido, pois se os compositores não soubessem a Linguagem Musical não conseguiriam que suas obras fossem passadas de geração em geração.

Para um professor ela é a base de tudo, se um professor não souber nada de linguagem musical ele não terá como passar nada aos alunos, pois como ira ensinar o que é altura, intensidade, duração, timbre, e até mesmo como fazer a escrita da música, por que saber as notas até uma criança sabe por ouvir um adulto falar elas, mas se mandarmos ela escrever em um pentagrama nada será escrito. A base de um ensino musical se começa pela percepção, notação e escrita musical isso é a linguagem musical. Enfim saber a linguagem musical é saber outro idioma, pois ela é definida como uma língua que com seus códigos diz muito para quem entende eles. Tudo bem que nos dias atuais as aulas de música na escola são vistas como um momento de relaxamento para os alunos ou como uma matéria que apenas serve para fazer músicas para as festividades da escola, mas até para isso o professor tem que ter o conhecimento da linguagem musical pois dependendo do tipo de festa ele terá que compor alguma melodia.

2. Escreva um trecho musical que contenha notas com alturas e durações diferentes, sinais de intensidade, pausas e indicação de timbre. Utilize a semínima como figura que vale um tempo, e escreva 10 grupos (compassos) de 2 tempos cada um.

[pic 3]

REFERÊNCIAS

 GONÇALVES, L.S. Percepção, Notação e Linguagem Musical. Batatais: Claretiano, 2015.

 URIARTE, M. Z. O papel e a importância da Educação Musical na escola regular brasileira.Disponível  em: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/monica_uriarte.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com