TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Linguagem Musical

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SÃO PAULO

2015

INTRODUÇÃO:

Acreditando que o trabalho com a música, no ensino Fundamental, possibilita uma variedade de modos de percepção e sensações do aluno na sua relação com o mundo, o presente artigo terá como foco a importância da música na escola e seus benefícios no desenvolvimento total do aluno.

A escola pesquisada, tem parceria com o que é uma associação Centro Musical de São Paulo que agrega músicos de diversas categorias (amadores, estudantes e profissionais), com a finalidade de promover cursos, palestras, eventos e outras atividades que enalteçam a cultura musical. Além disso, presta consultoria para criação e desenvolvimento de grupos instrumentais e vocais, organizando sua parte técnica, administrativa e artística. Para consecução dessas atividades, o CEMASP estabelece parcerias com instituições que incentivam esse processo sabendo o quanto isso pode ajudar o desenvolvimento intelectual, social e cultural das crianças.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: PROJETO CEMASP

DATA:                              ATIVIDADE                                     LOCAL

22/04 (quarta feira)          Reunião para planejamento            Faculdade Sumaré

28/04 (quinta feira)           Definição do cronograma e             Casa da Karina

30/04 (quinta feira)           Entrevista com o coordenador do    Colégio Padre

                                         Projeto de música na escola.            Moye

04/05 (Segunda feira)      Visita ao espaço e elaboração do     Colégio Padre

                                         Pré-projeto.                                        Moye

05/05 (Terça feira)           Reunião para finalizar a elaboração   Faculdade

                                         da apresentação do Pré-projeto         Sumaré

PRÉ-PROJETO

Tema: A linguagem musical, promovida pelo CeMASP aos alunos do colégio Padre Moye.

Problema: Como a linguagem musical e suas combinações com outras linguagens podem contribuir para a aprendizagem do aluno do ensino fundamental?

Hipótese: Contextualizando o ensino da música e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o desenvolvimento pessoal, acreditamos que a linguagem musical poderá contribuir com a aprendizagem do aluno.

Justificativa: Percebendo a contribuição do ensino de música pelo CeMASP no Colégio Padre Moye, e sua ligação com a diversidade das linguagens artísticas iremos pesquisar os métodos e benefícios desta linguagem.

Objetivos Gerais: Compreender e saber identificar a linguagem musical como fato histórico contextualizado nas diversas culturas e na contribuição com a construção do conhecimento dos alunos.

Objetivos Específicos: Pesquisar a história da associação (CeMASP) e sua manifestação artística. Identificar as produções musicais, individual e grupal. Analisar os dados obtidos da pesquisa para um futuro relatório sobre o trabalho da Associação e seus benefícios.

A música faz parte da história da humanidade em muitas culturas e se faz presente em diferentes continentes. Uma forma de expressão artística, tanto no campo popular, como no erudito. A música do Brasil nasceu a partir de mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos pelos colonizadores. Os nativos que aqui já habitavam também tinham suas práticas musicais, fato que ajudou a estabelecer uma enorme variedade de estilos musicais, que se solidificaram com o decorrer da história. Em terras brasileiras, as primeiras manifestações musicais, que recebem registros históricos, são as dos padres jesuítas, que, naquele momento, queriam mais fiéis para sua igreja do que promover educação ou manifestações artísticas por meio de sua música.

Podemos afirmar que no Brasil temos uma trajetória histórica, educativa e cultural que nos fazem refletir de forma crítica acerca das perspectivas e caminhos que possam ajudar na inclusão da educação musical nas escolas. No Brasil a linguagem musical é bastante diversificada, e acontece concomitantemente ao desenvolvimento e as relações interpessoais.  Mesmo considerando a trajetória de mais de um século, as questões em relação a inserção da música nas escolas vieram a ter maior visibilidade somente a partir da Lei 11.769.

O ensino de música no âmbito escolar vem sendo defendido por muitos profissionais da educação no mundo todo. Defendem uma pedagogia nem tão diretiva e nem tão não-diretiva, conservando alguns acertos pedagógicos do tradicional e repensando, superando e inovando outros.  

“Meu drama enquanto pedagogo é que muitos alunos, mesmo aqueles não considerados alunos “em dificuldade”, aceitam como uma evidência pura e simples a idéia de que as alegrias ocorrem no espaço extra-escolar e consideram a escola simplesmente como um local onde devem sucumbir-se de uma certa quantidade de tarefas prescritas.”  Gerorge Snyders (Pag.14 Par.3)

As atividades musicais devem ser aplicadas com a intencionalidade de que o aluno possa criar vivenciar, apreciar e interpretar as músicas, com os objetivos claros e inter-relacionados, tendo o cuidado para que nenhuma atividade seja aplicada de forma aleatória. É essencial que todas as atividades realizadas sejam exploradas de forma ampla e sempre buscando se aprofundar em distintas dimensões musicais.

A proposta do ensino por meio da música é ensinar que na escola é possível se aprender com alegria e a música seria o ponto de partida para que os alunos compreendam os prazeres do aprendizado cultural como um todo.

Um aspecto importante também é a questão da diversidade cultural, pois é uma temática emergente que é discutida atualmente em qualquer contexto educacional. Considerando que tanto a educação quanto a música, são expressões culturais que possuem características diversificadas de acordo com o contexto social em que elas acontecem.

A questão de lidar com essas diferentes expressões culturais permite contemplar uma série de objetivos fundamentais para o ensino musical nas escolas como o desenvolvimento das práticas integradas aos temas transversais, considerando essa pluralidade cultural, dos diversos contextos sociais; permite a compreensão de diferentes expressões culturais relacionadas ao bairro, a cidade, estado, região do país e do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com