TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Percepção, Notação e Linguagem Musical

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curso de Licenciatura em

Disciplina de Percepção, Notação e Linguagem Musical

Docente – Ashraf el Droubi

Discente – José Amauri de Bittencourt Gondran 

Matricula – 8111704

Atividade 2/Portfólio – Ciclo 3

Questão: Como você explicaria a um aluno seu, cada um dos conceitos a seguir?

  • Altura Musical.
  • Tom.
  • Intervalo.
  • Acidente fixo
  • Bemol
  • Enarmonia.
  • Sustenido.

Respostas:

  1. Altura Musical:

Quando pensamos em altura musical, logo o ligamos ao volume em que a musica está tocando. Este termo no meio musical, não é ligado ao volume de execução, e sim quando temos a necessidade de diferenciar se um som é grave (sons mais grossos) ou agudo (sons mais finos). Por exemplo: Tendo como referência a nota SOL, antes do SOL temos o FÁ, a qual é uma nota mais grave em relação a primeira, já acima do SOL tem o LÁ a que por sua vez é uma nota mais aguda que o SOL. Cada nota musical é executada em uma determinada frequência, quanto mais baixa é frequência, mais grave a nota vai ser, quanto mais alta a frequência, mais aguda a nota vai ser.

  1. Tom:

O tom de uma música se define pela primeira nota da escala a qual ela foi composta, as escalas mais comumente usadas em composições são as maiores e as menores. Por exemplo: Quando escutamos alguém dizer que determinada música está sendo executada no tom de Dó maior, devemos entender que as notas desta canção estão dentro de um campo harmônico que tem a nota DÓ como o primeiro grau da escala. O tom também é utilizado para definir distância entre notas, 1 tom é o que equivale a 2 semitons.

  1. Intervalo:

O intervalo se define pela distância entre duas notas, tal distância é medida através de semitom, 2 semitons é o que vale a 1 tom. Pegamos com exemplo a escala cromática, onde a distancia de uma nota para a outra é de 1 semitom. Tendo a nota DÓ como primeiro grau desta escala. podemos defini-las basicamente com maiores, menores, justo, aumentado e Diminuto. Veja tabela a baixo para entender melhor.

[pic 1]

  1. Acidente fixo:

Os acidentes fixos são aqueles que se localizam na armadura de clave, eles alteram as notas de uma escala para sustenido ou bemol e se estendem por toda a música. Em uma música escrita em “Dó Maior” eles não aparecem, já em uma musica escrita em “Dó Menor” teremos três acidentes fixos o Mi, La e o Si que se tornam bemol. Veja o exemplo abaixo.

[pic 2]

  1. Bemol:

O bemol é utilizado quando queremos diminuir a altura de seu tom original em um semitom. Usa-se símbolo () para indicar esta ação. Pegamos como exemplo a nota Si, quando acrescentado o bemol temos o Si Bemol (B).

  1. Enarmonia:

A enarmnia está presente quando temos uma determinada nota com dois nomes diferentes. Por exemplo: Si é o mesmo que La#, tais notas tem a mesma altura porem com nomes diferentes. Tal fenômeno não é por acaso isso existe para facilitar a leitura musical.  

  1. Sustenido:

O sustenido é o contrário do bemol, ele é utilizado quando queremos que uma determinada nota seja executada um semitom acima. Tem como símbolo o (#) para indicar a ação. Pegaremos como exemplo a nota do quando acrescentamos um semitom é representada como do# (Dó sustenido).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com