TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Percepção, Notação e Linguagem Musical

Por:   •  4/4/2022  •  Monografia  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: EDGAR APARECIDO DOS SANTOS
R. A. 8133137
CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA






ATIVIDADE DE PORTFÓLIO - CICLO 3




Avaliação desenvolvida na disciplina Percepção, Notação e Linguagem Musical.



POLO SANTO ANDRÉ
2021

O que é altura musical ?

Imagine uma escada. Agora imagine que cada degrau dessa escala é uma nota musical. A medida que você sobe de degrau o som vai ficando mais agudo, quando você desce de volta o som fica mais grave. Isso é Altura musical, esse sobe de desce das notas.

Oque é Tom ?

Vamos continuar em nossa escada e cada degrau continua sendo uma nota. Quando eu subir um degrau, eu subi um semitom. Quando eu pular um degrau eu subi um tom. Então: degrau do lado Semitom. 2 degraus Tom

Oque é Intervalo?

Podemos resumir intervalos como a distancia entre um som e outro. Sendo assim, utilizando nossa escada. Podemos dizer que toda vez que saltamos um degrau nós fazemos um intervalo musical. Isso por que a gente se distanciou de uma nota pra outra. Quanto maior o salto maior o intervalo. Isso tanto pra cima (ascendente) quanto para baixo(descendente).

  • Oque é um Acidente fixo?

Quando estamos em uma pauta e, no inicio dela aparecem alguns acidentes sejam eles sustenidos ou bemóis. Isso que dizer que eles valem pra toda aquela pauta até o final dela. Todas aquelas notas onde eles estão serão acidentes fixos.

  • Oque é bemol ?

Quando estamos em uma nota (seja ela qual for) e voltamos uma nota, essa que voltamos recebe o nome de Bemol. É o mesmo nome da nota que partimos mas agora bemol. Vale lembrar que é outra nota e outro som.

  • Oque é Enarmonia?

Digamos que estou na escada na nota chamada Dó, daí avanço um degrau. A  nota fica Dó#. Se eu avançar mais um degrau a nota será Ré. Se eu voltar pro degrau que eu estava A nota será Réb . Então a nota que quando subi era Dó# agora voltando se tornou Réb . Isso chama-se Enarmonia. Nota com nomes diferentes mas mesmo som.

  • Oque é Sustenido?

Para o sustenido nosso raciocínio será parecido com o do bemol mas ao contrário. Para achar o bemol nós voltamos uma nota. Para achar o sustenido nós avançamos uma nota. Exemplo. Estamos em Dó. Quando subimos uma nota ela será o Dó Sustenido.

[pic 1][pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com