TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Musical e gestual na educação infantil

Por:   •  22/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 11

LINGUAGEM MUSICAL E GESTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Gabriela da Silva Rodrigues

Deise Aparecida Vargas

Graziele Porciuncula Ruperti

Leticia Inere Padinha Meurer

Lucia Da Silva Costa

Professora – Sandra Resner Manhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1694) – modulo IV

Seminário Interdisciplinar IV

05/10/2017

RESUMO                                                       

O presente trabalho acadêmico propõe através da pesquisa bibliográfica embasar cientificamente a importância da musicalização e da expressão corporal na educação infantil, abordando a importância musical como instrumento de socialização e criação de vínculos entre as crianças e professores pois a infância é uma época de descobertas para as crianças, sendo o Centro de Educação Infantil é um local privilegiado para a promoção dessas práticas identificando assim as diferentes formas cotidianas que as crianças utilizam para se comunicar com o mundo a sua volta. Na educação infantil a música é muito utilizada em toda a rotina, muitas vezes acompanhada de gestos, por esse motivo deveria contribuir para reconhecer algo valoroso no desenvolvimento da capacidade de compreender e vivenciar as atividades lúdicas dentre as várias práticas humanas, como uma dimensão fundamental da cultura. A criança pode aprender sobre a cultura regional, nacional, religiosas, clássica, popular. Muitas são as possibilidades de se trabalhar com a linguagem musical na Educação Infantil. Proporcionar à criança situações em que ela possa desenvolver suas habilidades, criatividade e aprende a expressar-se.

 

Palavras-chave:  Música, Educação infantil, Gestos, Expressão.

 

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho, vamos apresentar a importância da musicalização na infância, embasando cientificamente por meio de leis bem como pesquisadores da área, mostrando como a música pode ser utilizada como instrumento para formação integral do seres humanos, trazendo contribuições e formas de trabalhar com as crianças em seu cotidiano.

A música é uma importante forma de linguagem, podendo na educação infantil ser usada como ferramenta para desenvolver os conteúdos e práticas cotidianas.

2 DESENVOLVIMENTO

A música é uma das formas de interação mais antiga da humanidade, pois faz parte da cultura humana como linguagem, interpretação e expressão e ao longo das épocas a música foi vista com funções distintas, como mostrar a cultura de um povo distinto, contar histórias, para proporcionar alegria, movimentos sociais, religiosos, para retratar estilos de vidas (punk, grunge, alternativo e emotivo). Segundo a Lei Diretrizes de Bases da Educação Nacional a música está potencialmente garantida pela nova legislação.
O projeto de lei que recebeu o número 330/2006 no Senado Federal, e o número 2732/2008 na câmara dos deputados, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Art. 1º O art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte: § 6º A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2º deste artigo.”“.
Art. 2º O Ensino de música será ministrado por professores com formação específica na área
Art. 3º Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1º e 2º desta Lei (BRASIL Lei 11.769 de 18 de Agosto de 2008, publicado no Diário Oficial da União em 19/08/2008). Porém na nova LDB a música deixa de ser obrigatória, sendo contraditória na redação dada pela lei 13.415, de 2017, onde diz que no
parágrafo 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica, sendo que a música é uma modalidade do ensino de Arte.

Já segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, que são documentos que explicam cada área do conhecimento que devem ser trabalhadas nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas. A Arte é dividida em áreas de quatro modalidades: artes visuais, teatro, dança e música.
          Os conteúdos são expostos de acordo com três eixos: produção, fruição e reflexão. A música dessa forma ganha três grupos temáticos para desenvolver seus conteúdos: “1) Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição; 2) Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; 3) A música como produto cultural e histórico: músicas e sons do mundo.

Já os Referenciais Curriculares Nacionais, que são ideias propostas não obrigatórias os estímulos musicais vivenciados durante a infância terão impacto significativo na capacidade de um indivíduo para entender a música. O objetivo da música para criança de 0 a 3 anos é ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira, imitações e reprodução musical; avalia a atenção de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e pelo corpo. Já para as crianças de 4 a 6 anos o objetivo é basicamente explorar e identificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações musicais; a avaliação é pela utilização da linguagem expressiva e da comunicação por meio da voz, do corpo e dos instrumentos musicais.

A educação infantil tem a intencionalidade de promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, promovendo assim a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, sendo que o desenvolvimento da criança ocorre nas relações, nas interações sociais, pois quanto mais o sujeito aprende mais ele se desenvolve. Sendo assim a música é uma grande ferramenta para o desenvolvimento infantil em todas as suas fases de modos diferentes e levados para a vida toda.

2.1 A contribuição da música para o desenvolvimento infantil

Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança, através da experiência musical são desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil.

Em condições normais, os órgãos responsáveis pela audição começam a se desenvolver no período de gestação e somente por volta dos onze anos de idade é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro, por isso a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. Sabe-se que os bebês reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com