TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Da Arte Na Educação Infantil

Artigo: O Ensino Da Arte Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino da arte na educação infantil.

A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.

No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos.

A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas, dando objetivo como ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística, comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.

Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

O ensino da arte, em qualquer nível e, em especial, na Educação infantil, deve abranger tanto a construção de imagens como contribuir para que as crianças realizem leituras cognoscentes, conscientes e sensíveis das tantas imagens que estão aí, nos meios de comunicação, muitas vezes consumidas passiva e indiscriminadamente por elas. Uma educação do ver e do observar significa desvelar as nuances e características do próprio cotidiano de ir além, propondo rupturas com o instituído. (Cunha, 2012, p, 27).

Sendo assim, o professor de sempre buscar formas e maneiras didática – pedagógica, que estimulem os alunos, e apenas interferir quando necessário para mediar a situação pedagógica, ou seja, buscar intervenções pedagógicas que ajudem no aprimoramento do conhecimento do educando, e auxilie a relação do educando com o meio, deixando ele livre para desenvolver seus conhecimentos, e a sua motricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com