TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de artes na educação infantil

Tese: Ensino de artes na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

O Ensino da Arte na Educação Infantil.

Quando falamos em educação infantil temos que ter em mente que, a criança aprende e se desenvolve através de atividades que fazem parte de seu cotidiano, algo espontâneo, funcional, satisfatório e que lhe traga ação e movimento. Focar o ensino da arte poderá trazer benefícios às crianças em vários aspectos de seu desenvolvimento, entre eles:

Desenvolvimento Social, Físico, Intelectual, Emocional, Estético, Perceptual e Criador. (Lowenfeld,1977)

O ensino da arte é a forma mais próxima que a criança tem para expressar seu conhecimento de mundo e, também a sua extraordinária maneira de entender aquilo que a cerca, é a ponte segura entre a fantasia e a realidade.

O fato de o professor utilizar recursos facilitadores para ensinar arte, como os jogos e brincadeiras, não o exime da sua responsabilidade em planejar e prevenir as etapas que farão com que os objetivos predeterminados sejam alcançados. Vejamos um exemplo claro de uma proposta de trabalho pedagógico onde envolve a arte como principio básico para a elaboração de uma história ou composição musical:

O professor conta o início de uma história e deixa para que as crianças confeccionem o meio e fim, porém, de maneira inusitada utilizando um desenho, recorte, pinturas em tela, gestos (mimicas), fazendo com que a criança fique estimulada a criar uma situação em que os colegas consigam dar continuidade em sua história, e assim chegar ao fim através dos recursos escolhidos por eles. A atividade é realizada em conjunto.

Através da proximidade com a arte, o desenvolvimento da criança se torna algo mais prazeroso, pois, o aluno utiliza de maneira mais natural seus conhecimentos a fim de chegar ao objetivo proposto pelo professor. Também através dos diversos recursos que o ensino da arte proporciona, conseguimos com eles facilitar o aprendizado dos alunos que necessitam de atendimento especial. As cores, as formas, a música e jogos são extraordinárias ferramentas no auxilio para o professor de educação especial, listamos então algumas imagens que expressam a funcionalidade da arte na educação especial e os essenciais ambientes multifuncionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com