TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Da Arte Na Educação Infantil

Artigo: O Ensino Da Arte Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

O Ensino da Arte na Educação Infantil

A criança utiliza o desenho para representação da realidade, desde a primeira infância. Esta arte é muito importante e fundamento para o desenvolvimento da criança.

O professor por sua vez não pode ser apenas ter em mente que estará ministrando aulas de arte, ele tem que ter em mente que ele tem que criar e organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança, como

pintar, desenhar constituído assim um processo em que ela reunirá diversos elementos para essa experiência.

O trabalho artístico faz parte de uma expressão de seus pensamentos, sentimentos e emoções, é de suma-importancia que esta fase a criança possa ter a liberdade de expressar sem interferência de um adulto.

Destacamos também o desenvolvimento do individuo como um resultado do processo sócio-historioco, isto é onde ele adquire um conhecimento a partir de sua interação do meio onde vive. Sobre este ponto de vista pode-se destacar a teoria sócio-interacionista de Vygotsky.

A escola tem um papel fundamento no desenvolvimento da criança, que passa a maior parte do seu tempo em sua responsabilidade. Por isso que é necessária incentivos a vivencia lúdicas, significativas que ajudem a explorarem a criação,emoção e a sensibilidade no ensino da arte, onde ela terá o contato com os elementos fundamentas para a construção humana.

O desenho infantil passa por algumas fases de desenvolvimento, na medida em que as crianças mudam sua forma de representação também ela se transforma, através de um desenvolvimento progressivo do desenho se dá através da idade, pois cada fase é um passo ao amadurecimento.

Barros (1999, p. 59), afirma que “compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais”. Educar significa, portanto propiciar situações de cuidados brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação,respeito e confiança, e acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Educação, mais do que informar ou formar, é transformar.

Os Jogos na educação infantil

É de suma importância a inclusão de jogos na Educação infantil, pois eles iram ajudar a desenvolver uma estrutura para crescer e viver, e auxilia no processo de construção de conhecimento. A palavra jogo tem como significa brincadeira, diversão e competição e são partes de interesse na Educação Infantil.

Para Kischimoto (1997,p13) “tentar definir o jogo não é tarefa fácil”, pois é possível sua interpretação de diversas formas como, por exemplo, brincar de “mamãe e filhinha”, jogar bola. Todo jogo possui as suas particularidade, onde a criança usa de sua imaginação e nos exemplos acima brincar de jogar bola é diferente de brincar de mamãe e filhinha.

Os jogos Educacionais têm sido valorizados na educação infantil, pois começou a ter um sentindo de acordo com os projetos desenvolvidos por professores e pedagogos, que ajudam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com