TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Religião e Magia

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................

4

2 RELIGIÃO E MAGIA...............................................................................................

5

2.1 CRENÇAS E RITUAIS.........................................................................................

5

2.2 O SOBRENATURAL............................................................................................

5

2.3 CULTOS..............................................................................................................

6

2.4 FUNÇÕES DAS RELIGIÕES...............................................................................

7

2.5 TEORIA DAS RELIGIÕES...................................................................................

8

2.5.1 Teoria Psicológica.............................................................................................

8

2.5.2 Teoria Sociológica.............................................................................................

9

2.6 TABUS.................................................................................................................

9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................

11

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................

12


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca elucidar questões acerca da religião e magia, mais concretamente as crenças, os rituais, cultos, teorias e tabus de diversas religiões.

O principal objetivo é realizar uma análise de conhecimento aprofundado sobre questões de aspecto universal que despertam o interesse do público.

Assim, este trabalho esta dividido em subtítulos que descrevem separadamente e detalhadamente todos os aspectos ao quais serão citados.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites, entre outras fontes.

2 RELIGIÃO E MAGIA

A religião e a magia por serem aspectos importantes e que conduzem o ser humano em sociedade, vêm sendo motivo da indagação de alguns pensadores. Alguns acreditam que ambas são distintas e para outros todos os comportamentos ligam a magia e a religião.

Entretanto na grande maioria, a religião vem sendo conceituada como crença no sobrenatural e prática influenciada e consequente de estímulos.

2.1 CRENÇAS E RITUAIS

Crenças e rituais são elementos distintos que formam a religião, e tendem a variar de uma cultura para outra.

A crença é a reverência ou o receio do sobrenatural, é a aprovação voluntariosa de fatores não comprovados cientificamente, mas que demonstram a existência de algo superior.

Por outro lado os rituais são ações igualitárias voltadas aos deuses, e realizadas por indivíduos de uma sociedade que busca através destas expressar sentimentos, ideias, atitudes e crenças.

        

2.2 O SOBRENATURAL

Considera-se sobrenatural tudo aquilo que foge ao entendimento lógico humano, não podendo ser explicado através da ciência.

Existe uma grande pluralidade de seres considerados sobrenaturais pela sociedade, sendo eles, seres, forças e almas dos mortos.

Os seres que podem ser considerados bons seriam supostamente os anjos, já os considerados maus tendem as ser demônios e os imparciais são inclinados a serem os duendes.

As forças apresentam-se espalhadas pelo universo sendo imperceptíveis e autônomas dos demais.

Já as almas dos mortos são liberadas após a morte e permanecem em meio ao povo, podendo ser boas ou malignas e diferente das demais se assemelham aos sentimentos dos seres vivos.

2.3 CULTOS

São considerados cultos todo e qualquer ato de reverência ou intercomunicação com seres considerados sobrenaturais.

Constitui-se em um agrupamento de valores e ritos correlacionados a algum instrumento ou localização precisa, ao qual tende a idolatrar ascendentes e espíritos por meio de objetos sagrados como imagens que podem representar de diversas formas a divindade que será adorada, máscaras com diferentes formas que tendem a ser utilizadas como forma de esconder-se e exprimir soberania, e objetos específicos de rituais os quais compreendem materiais populares como armas, roupas, utensílios e materiais característicos de determinados rituais e culturas, como tambores, bastões e chocalhos.

O método utilizado durante o culto será definido de acordo com o ritual, sendo eles, oração, oferenda e manifestações.

A oração recorre verbalmente ao sobrenatural e acontece em um local especifico com procedimentos próprios. Já a oferenda compõe-se de oferecer algo simbólico ou sacrificar o próprio povo aos seres místicos em forma de pedido ou agradecimento por algo. Por fim a manifestação que se traduz em ações cometidas por um único ser ou por um grupo.

Entretanto a seleção dos componentes dos cultos pode variar de acordo com a idade e o sexo, podendo assim eliminar ou afastar do local de efetuação do culto todos que não se encaixem nos pré-requisitos exigidos.

Os rituais podem ocorrer das mais variadas formas, porém tendo com principais os rituais propiciatórios, de transição e iniciação.

No ritual propiciatório são clamadas as forças sobrenaturais que acate os desejos de determinado povo, normalmente através de cantos e danças. Já no ritual denominado de passagem, é quando os rituais são realizados devido à mudança de um estado social para outro, como o ritual do nascimento que serve para fortalecer a criança, o ritual da puberdade que é voltado à capacidade da reprodução dos jovens, do matrimônio que unifica duas pessoas e o ritual da morte que serve para uma passagem do espirito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com