TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rosa e Azul

Por:   •  13/4/2021  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Rosa e azul ou conhecida como “as meninas” é uma obra impressionista produzida em 1881 pelo artista francês Pierre-Auguste. A obra retrata as duas irmãs Cahen d’Anvers, Alice com 5 anos de idade e Elizabeth com 6 anos, uma tela cuja técnica é óleo sobre tela com dimensão de 119x74 se encontra conservada desde 1952 no museu de arte de São Paulo sendo uma das obras mais populares da coleção do museu.

“O quadro “As Meninas Cahen d’Anvers” (conhecido como “Rosa e Azul”), pintado por Renoir em 1881 foi encomendado pelo banqueiro Louis Raphael Cahen d’Anvers, pai das meninas que aparecem no quadro – Alice e Elisabeth Cahen d’Anvers. A família do banqueiro não gostou do resultado e o quadro ficou esquecido, escondido em um lugar qualquer obscuro da casa e só muitos anos depois foi redescoberto. A obra pertence ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde que foi adquirida por Assis Chateaubriand (fundador do Museu). Este quadro tem sido fonte de muita inspiração para o público e para outros pintores. O pintor Washington Maguetas e o quadrinista Maurício de Souza já fizeram suas interpretações artísticas desta grande obra (ver imagens abaixo)”.

Analisando a obra tive a visão dos traços suaves e a leveza das cores pertencentes ao impressionismo, é notório na obra a cumplicidade das irmãs pelo jeito que Elizabeth segura a mão de sua irmã mais nova, a Alice. Ao visualizar os vestidos de renda, sapatos e os laços nos cabelos das meninas também se notam a beleza e a nobreza que se faz a obra. Indo de acordo com a as cores azul e rosa estampados no vestido concluímos que cor não define gênero sendo assim meninas são livres para usar a cor azul assim como meninos tem a liberdade de usar a cor rosa, pois somos todos livres para usar o que nos faz bem independentemente da cor. Com isso deixamos essa discriminação de que azul é cor de menino e rosa é cor de menina, pois ambas as cores são de todos, cores não definem quem somos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com