TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura da renascença

Trabalho acadêmico: A cultura da renascença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  10.026 Palavras (41 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 41

O Renascimento foi movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa entre o período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIV ao XVI). Os humanistas valorizavam os temas em torno do homem e a busca de conhecimentos e inspiração nas obras da antiguidade clássica.

Os humanistas consideravam a Idade Média um período de "Trevas Culturais", por terem sido esquecidos os modelos da cultura greco-latina. O pensamento medieval, dominado pela religião, cede lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo. Os artistas, inspirando-se uma vez mais no legado clássico grego, buscam as dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade. Embora grandes admiradores da cultura clássica, os artistas e intelectuais do Renascimento, adquirindo maior confiança na sua própria capacidade, não se limitaram a imitar os modelos antigos passaram a buscar inspiração na natureza que os cercava.

DESENVOLVIMENTO

2.1 PARADIGMA

• Reconhecimento da ciência como capaz de descrever fenômenos e levar ao conhecimento;

• A Teleologia foi abandonada, entraram as leis da natureza;

• A astronomia deixou de ser confundida com astrologia;

• Heliocentrismo vence Geocentrismo ;

• Os processos que Giordano Bruno e Galileu receberam;

• Com Galileu, surge Visão Mecanicista. Separação entre Ciência e Religião. Primeiro cientista moderno (matemática e experimento);

• René Descartes (1596-1650) Estende a separação entre ciência e religião;

• Dualismo. Separação entre corpo e mente;

• Antônio Damásio contesta mente e cérebro um todo integrado;

• Nascimento da ciência moderna. Porem o poder da Igreja (teocracia papal) influenciou o desenvolvimento científico idealizando que existiria apenas uma pequena diferença entre sacerdote e cientista;

• A ciência precisava declarar-se neutra e independente;

• Conceitos como objetivo e imparcial torna-se sua marca registrada.

2.2 O RENASCIMENTO

A cultura da renascença iniciou-se na Itália, tinha como características a negação da ordem medieval. Nesse sentido, o antropocentrismo (humanismo), o racionalismo, o individualismo afloram nas obras desse período. Além do mais, são valores marcadamente urbanos, contribuindo, dessa forma, para a ideologia capitalista em formação.

O período da mudança do feudalismo para o capitalismo causou modificações também nas artes, no pensamento e no conhecimento científico. Pois as transformações começadas na baixa Idade média estimularam a revolução comercial na idade moderna. Essas mudanças eram influenciadas pela expansão comercial, reforma religiosa e ao absolutismo político. Abrangeram os séculos XIV até XVI, chamado assim de renascimento cultural.

Foi um movimento de origem burguesa, de caráter elitista , intelectual e artístico, por isso suas obras estavam à disposição somente para os ricos, destacava uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja. Abriu uma porta para o conhecimento e os estudos. Devido a preocupação maior dos renascentistas ser a vida humana, este movimento também foi chamado de Humanismo, que focava a valorização de matérias que envolviam a vida humana, como matemática, línguas, história e filosofia laica. Procurava nas pessoas suas belezas, seus aspectos positivos, ou seja, aspectos mais ligados ao pensamento burguês do que ao da igreja, desse modo originando o termo antropocentrismo .

O renascimento possibilitou o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as práticas cientistas avançaram.

Os destaques do renascimento científico foram para Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico. Da Vinci teve habilidades em muitos campos da ciência e com isso inventou muitos instrumentos, inclusive bélicos, em outros casos ele aprimorou mecanismos.

Copérnico deu sua contribuição no aumento no conhecimento da matemática, mecânica e astronomia. Criou a teoria heliocêntrica, onde afirmava que a terra gira em torno do sol, indo contra a ideia medieval, que a terra era centro do universo.

Na medicina, Miguel de Servet, e William Harvey, descobriram o funcionamento da circulação sanguínea. Ambroise Paré defendeu a ligação das artérias, em vez da tradicional cauterização para estancar hemorragias, e André Vesálio, o “pai da anatomia” que publicou o primeiro livro sobre a anatomia humana.

A igreja perde o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contrarreforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.

Um detalhe importante, o fato de se estar valorizando qualidades humanas não quer dizer que o homem renascentista tenha-se tornado ateu, ao contrário, ele manteve a ideia de que o criador de todas as coisas foi Deus. Ele simplesmente mudou a maneira de pensar sobre estas criações. A terra passa a ser um lugar de maravilhas e não mais de sofrimento, como no pensamento medieval.

2.3 FASES DO RENASCIMENTO

Trecento foi denominado período dos anos trezentos, ou seja, século XIV; Quattrocento abrangeu os anos quatrocentos, ou seja, o século XV; e Cinquecento que corresponde aos anos quinhentos, sendo o período mais criativo, de 1500 a 1550.

2.3.1 TRECENTO

Foi marcado pelas mudanças nas artes plásticas e nas letras. No primeiro caso o mais destacado representante foi Giotto, que saiu do tradicional medieval para fazer do homem e da vida o destaque em suas obras, colocando individualidade e um aspecto mais humano para elas.

2.3.2 QUATTROCENTO – XV

Devido à influência greco-romana, ressurgi as línguas clássicas e o paganismo. Com o apoio de Lourenço de Médicis é fundada a escola filosófica neoplatônica em Florença. A técnica a óleo foi introduzida nas pinturas. Alguns dos representantes foram: Masacio, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci.

Masacio: dava realismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com