TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dificuldade da aprendizagem

Seminário: A dificuldade da aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

A dificuldade da aprendizagem do aluno na educação básica acontece em todas as matérias mais na parte da ciência é agravante, principalmente na Matemática onde o aluno tem dificuldade de resolver questões, como situação problema. Isso é bem visto porque na realidade o aluno não interpreta o que lê e resolve as questões aleatoriamente, sem contar que muitos alunos ao encontrar dificuldade ele se retrai e não pergunta o professor por receio, por vezes de achar que nada sabe da matéria. Isso é outro erro grave na educação, a quando o professor esta explicando a matéria não são todos mais sempre existe alguns alunos que estão distraído com outra coisa que não é o alvo do momento, isso atrapalha aquele aluno que veio para escola aprender e se ele já possui dificuldades qualquer outra distração leva-o a perder o foco da matéria abordada. Hoje devemos quanto a professor tomar cuidado com alunos menos capacitados para aprendizagem isso provem de várias doenças como a discalculia, dislexia...

Um aluno que apresenta discalculia ele tem grande dificuldade para aprender a matemática. Uma professora da turma xx do 3º ano do Ensino Fundamental esta explicando o seguinte conteúdo.

Resolução problema: Dona Marta tem no seu quintal a criação de aves, 2 galinhas, 4 patas, 3 gansos e 6 passarinhos. Explicando a professora disse: Quantos pés tem no quintal de dona Marta? O aluno pode resolver de duas maneiras uma somando a quantidade de aves a quantidade de patas. Outra maneira é fazendo a multiplicação de aves por x2.

Na primeira hipótese ficaria assim:

2 galinhas 2+2= 4

4 patas 2+2+2+2+2=8

3 gansos 2+2+2=6

6 passarinhos 2+2+2+2+2+2=12

Resultado: No quintal de dona Marta tem 30 pés.

Na segunda hipótese ficaria assim:

2 galinhas,4 patas,3 gansos,6 passarinhos=15x2=30

Resultado: No quintal de dona Marta tem 30 pés.

As duas maneiras foram explicadas para que o aluno desenvolvesse o seu raciocínio lógico de como resolver a questão. Ainda assim para um aluno com défit de aprendizagem ele não conseguiria acompanhar essa explicação. Bom o professor parte para outra forma de ensinar no caso usando material concreto podendo ser palitos, tampinhas de refrigerantes, cartas de números, objetos pequenos de tamanho iguais etc, todos coloridos para facilitar a aprendizagem.

Quando o aluno esta cursando o segundo segmento do Ensino Fundamental acontece grandes dificuldades na Matemática porque ele já carrega uma defasagem de aprendizagem no seu currículo escolar e encontra outra realidade para aprender a disciplina, pois no segundo segmento já não é mais uma única professora e sim várias e cada uma com um jeito de ensinar o aluno que já tinha dificuldade em aprender agora tornou pior ainda para o seu desenvolvimento e é aí que entra outras maneiras de ensinar para o aluno ganhar estímulo e não evadir da escola. Com isso professores buscam alternativas de como ensinar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com