TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A rarte do surdo

Por:   •  4/11/2015  •  Abstract  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DO SUJEITO SURDO

As primeiras referências da história dos surdos são advindas, onde os surdos eram vistos como incapazes e por isso deviam ser sacrificados. Skaliar diz que, muitos séculos depois foram feitas outras representações em relação aos surdos, a construção da identidade do sujeito surdo foi um ato limitado e tardio, pois do ponto de vista dos ouvintes, os surdos eram sujeitos pela metade. Com o código Justiniano no ano 528, começava-se a pensar num inicio de reconhecimento histórico do surdo como sujeito, as identidades surdas, no entanto constituíam-se apenas em parte.

As entidades surdas mais tarde quando se inicia a educação do surdo, surge outra polêmica, o modelo ouvinte para os surdos, com essa escrita feita pelos ouvintes para os surdos, surge L’epee, que pesquisando desenvolveu a língua dos sinais e conseguiu demonstrar as capacidades do sujeito surdo em ser transmissor de conhecimento.

Outros pesquisadores também questionaram como o surdo poderia aprender somente pelos signos.

Um trabalho feito por Jean Marque Itarde, questionava se o surdo poderia articular palavras, mas dificilmente poderia compreender signos criados pelos ouvintes, o que culminou no congresso de Milão em 1880, onde se estabeleceu o ensino oral e distituiu-lhes a língua dos signos.

Windel escreve a partir da historia feita pelos próprios surdos, ele fala das 4 fases na construção da cultura surda: fase de abertura, fase de isolamento, fase de manipulação e o começo da próxima fase. A primeira crise seria entre cultura surda e sociedade em geral ocorreu 1890, quando a comunidade surda insistia em manter a língua dos sinais e a exigência era de que crianças surdas tivessem que oralizar a fala, sujeitoooooooooooo massssssssssssssssss pareeeeeeeeeeeeeece vooooooooooooceeeeeeeeeeeeeeeee

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com