TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Dissertações: A RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  10.258 Palavras (42 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 42

FAMPER – FACULDADE DE AMPÉRE

JOSIANE CORRÊA

A RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

FRANCISCO BELTRÃO - PR

DEZEMBRO/2010

JOSIANE CORRÊA

A RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Curso de Pós-Graduação da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí FAFIPA e DP Consultoria de Francisco Beltrão - Paraná.

Orientador(a): Profª MSc.. Rosangela Martins Carrara

FRANCISCO BELTRÃO - PR

DEZEMBRO/2010

JOSIANE CORREA

A RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Monografia aprovada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA e DP Consultoria de Francisco Beltrão – Paraná, tendo obtido a nota: __________ (_______________________).

Francisco Beltrão, dezembro de 2010.

___________________________________________________

Profª MSc.. Rosangela Martins Carrara

RESUMO:O presente trabalho vem relatar um breve estudo sobre tema considerado muito complexo, mas totalmente necessário no âmbito escolar atualmente, que é a educação de surdos e as dificuldades de aprendizagem infantil que necessitam de atendimento especializado, intérprete de LIBRAS e o profissional psicopedagogo. Este trabalho foi realizado através de pesquisa exploratória, descritiva bibliograficamente e online, através de estudo de caso aprofundando os estudos nas áreas das Ciências Humanas para obter conhecimento qualificado e servir de base para pesquisas posteriores. O presente estudo foi dividido em dois momentos o primeiro foi buscar um conhecimento aprofundado sobre a inclusão de alunos surdos em uma instituição pública do ensino básico, no segundo momento buscou-se conhecer o âmbito clinico da psicopedagogia com um estudo de caso referente a uma criança de seis anos que possui dificuldades de adaptação escolar, cultural e social. Em primeiro momento o estudo foi realizado com 2 (dois) alunos surdos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual João Paulo II – EFM, descrevendo suas dificuldades, determinação e sucessos que obtiveram durante o período de acompanhamento, tendo, então como estudo de caso uma criança de seis anos de idade que foi transferido do nordeste em função do trabalho de seu pai e enfrenta dificuldades de adaptação escolar e na sociedade em geral, apresentando desinteresse e apatia em relação aos deveres escolares. Este estudo tem como objetivo apresentar a origem histórica da cultura e educação de surdos. Será abordada (tendo como início) a história da surdez no mundo, as batalhas para obtenção de identidade cultural na sociedade pelos surdos, buscando acompanhar a educação destes, sua inclusão e aceitação no meio social e educacional humano. Todas as dificuldades pelo que o surdo teve que passar para poder ter sua identidade cultural aceita com respeito e autoridade, uma língua legalizada com alfabeto próprio e sua vida social desenvolvida e com autonomia, bem como as dificuldades que são apresentadas pelos profissionais que auxiliam alunos surdos nas escolas de ensino regular nas quais estes alunos estão inseridos, buscando socialização e muitas vezes se esquecendo de sua própria cultura. E finalizando com o relato sobre o estudo de caso apresentando algumas teorias do desenvolvimento humano que podem auxiliar ao conhecimento e qualificar o trabalho do professor em sala de aula.

Palavras-chave: Educação de Surdos, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 06

2 A INSTITUIÇÃO ............. 09

2.1 Caracterização da instituição ............................................................................... 09

2.2 A aprendizagem - processos de ensino e estratégias utilizadas ........................... 20

2.3 Observação e análise sobre o aluno surdo em sala de aula .................................. 25

3 OS SURDOS NA HISTÓRIA MUNDIAL 27

3.1 LIBRAS – Língua Brasileira De Sinais ..................................................................30

3.2 Ensino e aprendizagem dos surdos ..................................................................... 33

3.3 A educação de surdos no município de realeza ....................................................37

4 ESTUDO DE CASO 39

CONSIDERAÇÕES FINAIS 45

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com