TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A realidade da educação no Brasil

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Licenciatura em Artes Visuais

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna(s):

Josilene Ferreira da Silva

RA: 1517836

Uruaçu-GO

2015

A realidade da educação no Brasil

Um país tão grande como o Brasil seria impossível ser todos iguais, cada canto desse imenso país é diferente e traz consigo seu povo, sua cultura, sua educação. Todos são diferentes, professores, alunos e comunidade, no entanto um único objetivo une todos durante a formação escolar, a educação.

A resolução Nº 4, de 13 de Julho de 2010, organiza e estrutura a educação básica no Brasil. No entanto sabemos que ainda hoje, nem tudo o que foi determinado nesse documento está sendo cumprido atualmente nas escolas. Algumas exigências não são cumpridas simplesmente por falta de apoio e incentivo dos governantes locais, da comunidade, ou falta de empenho da escola.

A diversidade que existe no país e suas diferenças em cada estado, com culturas diversas e um jeito de viver característico de cada região, também torna difícil a aplicação dessa resolução de forma igual a todos. Na maioria das vezes por pura falta de interesse, em outras por falta de condições. Somos um país plural, com diferenças grandes e muita mistura de raças com imigrantes de toda parte do mundo.

Isso faz do Brasil um país único, o simples fato de viajar de um estado para outro nos traz a sensação de estarmos em um país diferente. Cada estado ou região tem uma cultura própria e característica de sua região e do povo que ali vive. Às vezes essa cultura é transportada através de histórias contadas, de fotos registradas de lembranças guardadas no coração. E assim outras regiões, outros lugares ficam conhecendo aquela cultura e seu povo.

O Brasil precisa dar valor as suas crianças para que o país tenha um futuro com pessoas educadas, e deixemos de ser um país analfabeto, segundo a resolução, “Toda criança tem direito a educação de qualidade, creche, educação infantil, ensino fundamental e médio”, mas infelizmente a realidade que nos cerca hoje é a de que não há vagas para todos, principalmente nas grandes cidades. É fácil dizer o que é certo, determinar como deveria ser, mas contribuir com condições favoráveis para que isso aconteça, e toda criança possa frequentar um ambiente escolar adequado a sua idade, já é outa história.

“Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas em tempo integral em uma mesma escola” essa parte da resolução chega a ser até um sonho de tão distante da realidade de muitos estados no Brasil. O que vemos são professores em greve lutando por melhores salários, ou apenas para recebe-los em dias, na data certa.

Como ignorar isso quando há no país uma resolução tão bem escrita, ressaltando a importância da valorização desses profissionais da educação, mas na realidade não é bem assim que funciona. Existe falhas em todos os lados, do governo que não fornece espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com