TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO - PORTRAIT DE LA BALLERINE ROSITA MAURI

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.285 Palavras (14 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 14

PORTRAIT DE LA BALLERINE ROSITA MAURI

Juliana Silva Caillot¹

Leandro de Ávila¹

Rosemeire Odahara Graça²

Universidade Estadual do Paraná,

Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná

RESUMO

Este artigo apresenta a descrição e interpretação simbólica da obra do artista Léon Comérre, em que ele retrata a bailarina Rosita Mauri, bem como suas histórias de vida e o contexto histórico em que esta obra se situa. A pesquisa visou ampliar nossos conhecimentos artísticos em dança, através de outros elementos da arte, como a pintura, e mostra também o quão importante e rica pode ser a integração entre as artes.

PALAVRAS-CHAVE

Pintura; Dança; Léon Comérre; Rosita Mauri; Descrição e interpretação simbólica da obra.

ABSTRACT

This article presents the description and symbolic interpretation of the painting of the artist Léon Comérre, in which he portrays the Ballerina Rosita Mauri, as well as their life stories and the historical context in which this work is situated. The research aimed to broaden our artistic knowledge in dance, through other elements of art, such as painting, and also shows how important and rich can be the integration of the arts.

KEYWORDS

Painting; Dance; Léon Comérre; Rosita Mauri; Description and symbolic interpretation of art.

___________________________________________________________________

 Alunos graduandos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do

Paraná. Contato: jucaillot@hotmail.com

2 Professora licenciada em Desenho (Escola de Música e Belas Artes do Paraná,1993). Especialista em História da Arte (Escola de Música e Belas Artes do Paraná,1996).  Mestre em Educação (Universidade Federal do Paraná, 2000). Doutora em Educação (Institute of Education, University of London, 2009) Ministra a disciplina de História das Artes e coordena o Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Contato: rosemeireodahara@hotmail.com

INTRODUÇÃO

“Diferentemente do filósofo,

o artista não nos dá suas razões:

ele se contenta em admirar e revelar."

(Émile Male)

O universo das artes caracteriza-se por um conhecimento específico do saber humano que se faz, especialmente, a partir de questionamentos, indagações, dúvidas presentes no cotidiano do ser humano, em relação a várias dimensões e relações com o mundo. A manifestação artística, seja na dança, na música, na pintura, na escultura, na fotografia, tem, em comum, com o conhecimento científico, filosofia ou técnica, o seu caráter de criação, inovação e produção. Através da organização e classificação das artes, o ser humano almeja compreender o seu lugar no universo, buscando a significação para a vida (GARCIA & HASS, 2003).

De acordo com Coli (1995) o quadro Mona Lisa, a Nona Sinfonia de Beethoven, a Divina Comédia, a Guernica de Picasso ou o Davi de Michelangelo são, indiscutivelmente, obras de arte, na qual a arte certas manifestações da atividade humana.

Neste contexto, pintura é uma obra de artes em virtude da atividade da qual se originou, mais precisamente, em virtude da maneira como essa atividade foi realizada. Uma pintura é uma obra de arte, na qual não se tem uma descrição completa do que uma pintura deve ter para ser uma obra de arte, e também o que trona pintura uma pintura é o que o artista faz, não o que ele diz (WOLLHEIM, 2002).

Nesta perspectiva, referenciamos Léon-François Comérre (Trélon, França, 10 de Outubro de 1850 – Le Vésinet, França, 1916) que foi um pintor academicista francês de cenas de gênero, históricas e retratos. Seu reconhecimento com artista trouxe recompensas financeiras em sua carreira, pintou diversas peças como Jézabel dévorée par les chiens, Junon, Le déluge, Haïfa, Une Etoile e retratou também a bailarina Rosita Mauri com o título de Portrait de la Ballerine Rosita Mauri.

        Maria Isabel Amada Antonia Rosa Mauri Segura, filha de um mestre de balé e coreógrafo, ela começou sua carreira dançando partir dos dez anos de idade, atuando juntamente com seu pai, foi bailarina em diversos Teatros com renome na Europa e sua técnica, sua personalidade forte e seu jeito, foram inspirados em muitos artistas que serviram como modelo, na qual um deles foi León François Comérre.

O propósito desta reflexão sobre a descrição da obra foi decorrente sobre o trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de História das Artes, do curso de Licenciatura e Bacharel em Dança, na Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná, com orientação da Professora Doutora Rosemeire Odahara Graça.

Assim em nossa pesquisa buscamos como tema a descrição da obra Portrait de la Ballerine Rosita Mauri. Diante destas perspectivas foram estabelecidos os seguintes objetivos: analisar e descrever a obra; contextualizar a biografia do artista e do retratado e o contexto histórico da obra; descrever possíveis interpretações simbólicas da obra.

Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem descritiva e qualitativa tendo como forma metodologia utilizada de base bibliográfica, por meio desta poderemos contar com o auxílio de um banco de dados que melhor se adaptar ao nosso tema de pesquisa, visando proporcionar uma maior familiaridade com o problema, permitindo trazer a tona um grande leque de possibilidades sobre o tema estudado.

DESCRIÇÃO DA OBRA

A obra em questão, apresentada abaixo na FIGURA 1 do pintor francês Léon Comérre (1850 – 1916), retrata a bailarina Rosita Mauri (1850 – 1923).[pic 1]

FIGURA 1 - Léon COMERRE (1850- 1916). Portrait de la Ballerine Rosita Mauri. 76,2 × 61 cm, óleo sobre tela. Coleção particular.

Assinada pelo artista no canto esquerdo superior, a obra retrata uma figura humana de aspecto feminino, sentada num ambiente interno que, aparenta ter boa iluminação, representada pelo seu fundo em cores claras. Na metade superior esquerda, a bailarina segura em sua mão um objeto semelhante a um leque aberto, na cor vermelha e voltado para si, no qual o dedo mínimo da mão direita não encosta. Nesta mesma mão, estão alguns adornos, possivelmente pulseiras ou braceletes, na altura do seu punho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (423.9 Kb)   docx (244.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com