TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Producao

Trabalho Universitário: Ad Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

Unidade de aprendizagem: Gestão da Produção

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno:

Data: 05/05/2014

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O livro didático apresenta a definição de Gaither e Franzier (2001) para a administração da produção e operações (APO) como sendo "... a administração do sistema de produção de uma organização, que transforma os insumos nos produtos e serviços da organização". Já Davis, Aquilano e Chase (2001) concebem a administração da produção sob duas perspectivas, a corporativa e a operacional. Segundo estes, a partir de uma perspectiva corporativa, "... a administração da produção pode ser definida como gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização" e "partir de uma perspectiva operacional, a administração da produção pode ser vista como um conjunto de componentes, cuja função está concentrada na conversão de um número de insumos em algum resultado desejado".

A partir

deste enunciado, faça a leitura do texto sobre a Ikea (www.ikea.com), e após isso faça uma dissertação com um mínimo de 10 e máximo 15 linhas sobre como você identifica a função produção na empresa, e como o seu projeto de produção difere das operações de varejo de móveis tradicionais. (3,5 pontos)

IKEA

A IKEA é um varejo de móveis com uma diferença. Com cerca de 100 lojas gigantes operando em cerca de 15 países, tem desenvolvido sua própria maneira especial de vender móveis que parece impressionar aos consumidores de todas as nacionalidades. Tipicamente, os clientes da IKEA passam entre uma hora e meia a duas horas na loja - bem mais do que nas lojas de móveis rivais. Uma razão importante para isso é a eficácia da forma como organiza suas lojas. Todas são iguais nos aspectos mais importantes, em todo o mundo. O design e a filosofia das operações de suas lojas reproduzem o negócio original iniciado ao Sul da Suécia por Ingvar Kampradt nos anos 50. Naquele tempo Kampradt foi bem-sucedido na venda de móveis através de catálogo. Em resposta aos pedidos dos consumidores para que tornasse mais fácil a visualização de alguns de seus móveis, construiu um showroom em Estocolmo, não no centro da cidade onde o terreno era caro, mas em suas redondezas. Em vez de comprar displays caros ele, simplesmente

organizou os móveis, mais ou menos, na disposição em que se encontrariam nos ambientes domésticos. Também em vez de transportar os móveis do depósito para o showroom, pedia que os consumidores os retirassem diretamente do armazém. Essa abordagem "anti-serviço", como foi descrita, é a base das lojas IKEA de hoje.

Todas as lojas atuais da IKEA são projetadas em torno do mesmo conceito de serviço: facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seu interior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos. Na entrada de cada loja há grandes quadros de avisos que proclamam a filosofia da IKEA e orientam os consumidores ainda não acostumados com a loja. Catálogos também estão disponíveis. Há área de lazer para crianças, sala para cuidados com o bebê e banheiros. Os pais podem deixar seus filhos na área de lazer supervisionada por um limitado período de tempo. Algumas partes do showroom mostram quartos montados, enquanto outras exibem, por exemplo, todas as camas reunidas, permitindo que os consumidores façam comparações. A filosofia da IKEA e deixar os consumidores à vontade para pensar. Se um consumidor desejar orientação há funcionários que podem ajudá-lo e orientá-lo, fornecendo régua, papel para esquemas e assim por diante. Cada móvel possui uma etiqueta indicando suas

dimensões, preço, materiais usados, país de origem e outras cores disponíveis. Há também um código numérico que indica a localização do mesmo no depósito, de onde pode ser retirado. As etiquetas dos itens de grandes dimensões orientam para que os interessados se dirijam ao setor de informações para maiores esclarecimentos.

Após visitar o showroom, os consumidores passam para uma área de auto-serviço, onde pequenos itens são expostos em prateleiras. Eles podem ser retirados diretamente das prateleiras pelos consumidores e colocados em sacolas amarelas ou carrinhos. Depois os consumidores passam pelo armazém de auto-serviço onde podem retirar os itens escolhidos no showroom. O pagamento é feito em caixas automáticos construídos com esteiras rolantes que movimentam as compras para os funcionários distribuídos na área de saída. Nessa área há pontos de informações e serviços e, freqüentemente, uma lanchonete. Uma grande área de transporte permite que os consumidores tragam seus carros do estacionamento para carregar as compras. Entretanto, este não é o fim dos serviços, qualquer consumidor que tenha comprado além da capacidade de carga de seu carro pode alugar ou comprar um bagageiro.

Fonte: Slack, 2001, p.30

Sabe-se que a Função Produção deve ser entendida como o conjunto de recursos

destinados à produção dos bens e ou serviços de uma organização. No caso da IKEA, a Função Produção é facilmente identificada na forma como suas lojas são organizadas. Todas as lojas da IKEA são projetadas em torno do mesmo conceito de serviço: Facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seu interior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos.

Este projeto de produção da IKEA difere das operações de varejo de móveis tradicionais, pois os consumidores nas lojas da IKEA têm a possibilidade de constatar como ficará o móvel desejado no ambiente e também podem comparar os modelos de móveis oferecidos pela loja uns com os outros.

2. Como vimos no livro didático para se chegar ao estágio de estabelecer as características detalhadas do produto, a atividade de projeto deve passar por diversas etapas, representadas por um fluxo de atividades de forma sequenciada aproximada, porque, na prática, o projeto de um produto leva a um vai-e-vem constante através das etapas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com