TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Artes

Ensaios: Atps De Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  4.018 Palavras (17 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 17

Apresentação

Esta ATPS Atividade Prática Supervisionada consiste na produção de um Relatório Final das atividades (etapas) desenvolvidas, que consiste na sequência de registros reflexivos tecidos a partir do processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Para a produção deste documento, nossa equipe realizou pesquisas e fez levantamentos bibliográficos sobre formas muito expressivas e significativas para o desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil.

Nossa formação gera a oportunidade de produção de materiais para além das vivências acadêmicas, ao retratar um espaço múltiplo e complexo, permeado por relações entre diferentes indivíduos nas diferentes concepções de vivências.

MEMÓRIAS ESCOLARES (Nilze A. de Camargo Martins)

- Como lembra-se da (as) professora (as) de artes na Educação Infantil – 1ª à 4ª série?

- O que ela exigia das aulas de artes?

- O que você viveu das aulas de artes? –

Eram sempre agradáveis estar com essas professoras pois era a hora que podíamos soltar a imaginação e usar lápis de cor, tinta e pinceis, texturas, e ela sempre vinha com novidades.. -Muito capricho, as vezes levávamos materiais para inventar artes diferentes -Fazíamos muita arte, uma vez a Professora pediu que fechássemos os olhos pra fazer um emaranhado com o lápis e depois pintamos cada espaço de cor diferente. Outra vez pediu que usássemos apenas o lápis

MEMÓRIAS ESCOLARES (Mara Ferreira Macedo de Carvalho)

- Como lembra-se da (as) professora (as) de artes na Educação Infantil – 1ª à 4ª série?

- O que ela exigia das aulas de artes?

- O que você viveu das aulas de artes?

Durante minha infância eu me lembro que a professora do pré (3ª fase) nos possibilitava atividades sobre algum tema trabalhado no bimestre atual, como árvore pontilhada, figuras numeradas, recortes, colagens, figuras coladas no palito, trabalhos com temas e datas comemorativas, atividades com crepom, etc.

Na 1ª e 2ª séries eu não me recordo das aulas de educação artística.

Na 3ª série eu me recordo apenas de desenhos para colorir, figuras para ligar figuras numeradas, atividade de formas geométricas, atividades de curva (coordenação motora), de retas, etc.

Na 4ª série eu me lembro de muitas pinturas em giz de cera, lápis de cor, diversos desenhos, muitas atividades para colorir e ás vezes a apresentação de quadros de famosos pintores para copiarmos, representarmos, reproduzirmos com guache, atividades de reaproveitamento de materiais recicláveis, atividades com argila e etc.

As aulas foram muito praticadas e importantes para minha formação artística. Tudo que me foi apresentado foi feito com muito carinho mútuo. Por mais que as professoras não nos deixasse usufrui de muitos momentos de socialização e expressão de nossas visões de mundos, havia de forma apressada a mostragem de nossas atividades (elas não abriam muito espaço) e uma discussão superficial sobre os assuntos tratados em sala.

MEMÓRIAS ESCOLARES (Antônia Elizabete Pereira Oliveira)

- Como lembra-se da (as) professora (as) de artes na Educação Infantil – 1ª à 4ª série?

- O que ela exigia das aulas de artes?

- O que você viveu das aulas de artes?

A minha passagem na matéria de artes no Ensino Infantil foi de momentos muito instrutivos e divertidos, pois era o momento que eu mais gostava, com as atividades de pintura com lápis de cor e guache e também a professora trabalhava bastante atividades de colagens e recorte tanto individualmente como em grupo.

A aula de arte foi bastante produtiva nos meus anos iniciais na escola porque me deu imaginação, contudo a criatividade.

Todo trabalho de arte tanto no pré como no ensino fundamental tive momentos instrutivos em que era abordada a matéria de artes como forma de ensinar todo o trabalho de expressar e aprender com autores famosos e criativos.

A professora de artes de 1ª a 4ª serie exigia capricho, aprendizagem diária com as diferentes atividades e principalmente minha criatividade no modo de realizar e entender o que ela tava passando e a passar pelas minhas dificuldades.

Reflexão sobre as semelhantes ou contrastes entre as experiências vividas pelos membros da equipe.

O modelo educativo vivenciado por nós favorecia a criatividade e em partes o desenvolvimento da expressividade.

O objetivo das atividades artísticas parecia ser algo desenvolvido com o intuito de passar métodos culturais (a educação artística passada de gerações em gerações) e como ensinar os primeiros passos de pintura com guache e fazer desenhos utilizando assim a criatividade. Nós discordamos dessas atividades, pois geralmente as professoras as faziam pensando em algo para chamar a atenção das crianças e nem sempre como algo que passasse conhecimento.

Portanto há muitas semelhanças entre a experiência da equipe, pois nós vivenciamos o básico de artes, tínhamos aulas que nos proporcionaram o convívio intrínseco com a complexa maneira de ensinar e de aprender a disciplina. E dentre as atividades comuns (desde o antigo pré-escolar) propostas à nós, estão: desenhos para colorir, atividades com palito, recortes e colagens, atividades pontilhadas, atividades com temas e datas comemorativas, uso na massinha de modelar, pintura com guache e outras; até as 4 primeiras séries do ensino fundamental, os recursos são os mesmos elaborados pelas educadoras que tivemos, variando as atividades que exigiam mais conhecimento conceituais como por exemplo as atividades para ligar, atividades numeradas, de formas geométricas, atividades de coordenação motora – isso relativo à atividades de curvas e retas – atividades representativas de artistas com guache ou desenhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com