TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas Tendências Pedagógicas Da Educação física Escolar

Trabalho Universitário: Algumas Tendências Pedagógicas Da Educação física Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 5

CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA: Influências, tendências e quadro atual

AGUMAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Foi na década de 70 que surgiram as novas abordagens na Educação Física escolar. Atualmente coexistem várias concepções que têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas.

Embora contenham enfoques diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.

ABORDAGEM PSICOMOTORA

A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que aparece a partir da década de 70. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, buscando garantir a formação integral do aluno.

Para este modelo, a Educação Física não tem um conteúdo próprio, mas um conjunto de meios para reabilitação, readaptação e integração. Este discurso penetrou no contexto escolar, tendo sido aceito por professores, coordenadores e diretores.

A principal vantagem desta abordagem é que ela possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Porém, representou o abandono do que era específico da Educação Física, como se o conhecimento do esporte, da dança, da ginástica e dos jogos fosse, em si, inadequado para os alunos.

ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, visando à faixa etária até os 10 ou 11 anos. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda sua vida.

A proposta teve o mérito de levantar a questão da importância de se considerar o conhecimento que a criança já possui na Educação Física escolar, incluindo os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, alertando os professores de que os alunos deveriam participar ativamente na solução de problemas.

ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

Dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos, a abordagem defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, defendendo a especificidade do seu objeto. Grande parte do modelo conceitual desta abordagem relaciona-se com o conceito de habilidade motora.

Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada.

ABORDAGENS CRÍTICAS

A partir da década de 80, as abordagens críticas passaram a questionar o caráter alienante da Educação Física na escoa, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Esta abordagem levanta questões de poder, interesse e contestação.

Quanto à seleção de conteúdos para as aulas, sugere que se considere a sua relevância social, sua contemporaneidade e sua adequação às características sócio cognitivas dos alunos, visando que os alunos devem propiciar uma melhor leitura da realidade e possibilitando assim, sua inserção transformadora nessa realidade.

Resumindo, todas as abordagens proporcionaram uma ampliação da visão da área, tanto no que diz respeito à natureza de seus conteúdos quanto no que refere aos seus pressupostos pedagógicos de ensino e aprendizagem. Além disso, foram englobados objetivos educacionais mais amplos.

QUADRO ATUAL

Na atualidade, as quatro grandes tendências apontadas têm se desdobrado em novas propostas pedagógicas. Ao mesmo tempo, infelizmente, encontra-se ainda, em muitos contextos, a prática de propostas de ensino pautadas em concepções ultrapassadas, que não suprem as necessidades e as possibilidades da educação contemporânea.

A atual e nova Lei de Diretrizes e Bases responsabiliza a própria escola e o professor pela adaptação da ação educativa escolar às diferentes realidades e demandas sociais. É fundamental, portanto, que a escola, a comunidade de pais e alunos e principalmente o professor, valorizem-se e sejam valorizados, garantindo para os alunos a manutenção de número adequado de aulas e de condições efetivas para a aprendizagem.

EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

O conceito de cultura é aqui entendido, simultaneamente, como produto da sociedade e como processo dinâmico que vai construindo a transformando a coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os.

Não existe homem sem cultura e pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com