TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme: “Gênio Indomável” (Good Will Hunting)

Resenha: Análise do Filme: “Gênio Indomável” (Good Will Hunting). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 6

Análise do Filme: “Gênio Indomável” (Good Will Hunting)

“Matt Damon é Will Hunting, um jovem humilde, porém brilhante. Nunca esteve numa universidade e vive de pequenos trabalhos, mesmo assim é capaz de citar fatos históricos e resolver complicadas equações matemáticas. Quando seu brilhantismo é descoberto por um professor da universidade onde trabalha como servente, Will tem a sua chance. Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão. Sua única esperança é Sean McGuire (Robin Williams), um professor universitário e terapeuta que o admira e compreende o que é lutar por seu espaço na vida.”

Drama, EUA, 1997, 126 minutos.

Will é um jovem de origem humilde e trabalha em uma universidade como faxineiro, porém demonstra um grande interesse pelos estudos, com maior enfase em Matemática e possui uma grande habilidade em resolver questões desde as mais fáceis até as mais complicadas. Na universidade poucas pessoas o conheciam, porém um professor desafia seus alunos com uma difícil equação matemática deixando na lousa o exercício para que alguém possa resolver, e Will com seu grau de inteligência elevado resolve a questão com grande facilidade, mas não se identifica como o autor da resposta, mas o professor o vê “mexendo” na lousa e começa a gritar, com isso Will sai correndo, porém ao se aproximar da lousa percebe que ele é o autor das respostas daquelas equações dificílimas.

Ao desenrolar da estória, Will e seu grupo de amigos da periferia envolvem-se em uma briga e chamam a polícia, porém Will é libertado. Ao retornar para a universidade resolve mais uma questão e não percebe que está sendo observado pelo professor. Ao chegar ao seu setor de trabalho, recebe a informação que foi demitido. Quando o professor vai procurá-lo, Will não está mais na universidade. Em seu cotidiano, Will sempre demonstra sua inteligência e habilidade com diversos assuntos, uma destas demonstrações ocorrem em um bar de alunos da universidade onde ocorre uma disputa de conhecimento entre eles, neste dia Will conhece uma garota que despertou seus sentimentos.

Will foi à audiência devido ao episódio da briga na rua, e o professor observava de longe dentro do tribunal. Will não tinha um advogado e fazia sua própria defesa, porém o juiz relembra as últimas vezes que ele esteve em julgamento, sendo que a maioria das vezes foi por agressão, iniciando em 1993 por furto e foram se repetindo nos anos seguintes. Diversas passagens por lares adotivos, e sempre era retirado por maus tratos físicos. Sempre Will conseguia fazer a sua própria defesa, mas desta vez o juiz o condenou pelo envolvimento na briga.

O professor de Matemática vai ao presídio e consegue libertá-lo, porém o juiz impõe algumas condições, que o professor deve sempre acompanhá-lo sendo responsável pelo jovem e acompanhamento psicológico até que complete 21 anos. Todas as sessões devem conter relatórios que serão enviados ao juiz para o desenvolvimento do jovem seja acompanhado por ele, e caso estas condições não sejam cumpridas, o jovem volta para a prisão.

Will não entende muito bem o motivo que levou o professor a libertá-lo, e após a libertação os dois estão sempre juntos e o professor cada vez mais se aproveita das habilidades do jovem para desenvolver a sua própria carreira.

Inicia-se as tentativas de terapia, pois no primeiro terapeuta que o professor o levou e ficou na junto na sala, Will não sente confiança no terapeuta, não acontece a empatia, porém a princípio ele diz que sabe que precisa mudar seus hábitos e em seguida se volta contra o terapeuta dizendo que ele é gay e quer traça-lo, diz que leu livro do terapeuta antes de ir à sessão. Terapeuta desiste do caso.

Em uma segunda tentativa o terapeuta procurou trabalhar com regressão, o professor observava ao lado, no início Will parecia estar colaborando, mas em seguida começou a ironizar a situação e nega que precise de terapia. Terapeuta também desiste do caso.

Todos estes comportamentos de Will, é possível observar que são defesas do paciente, ou seja, são resistências em lidar com certas situações, principalmente relacionadas com infância, agressividade, etc. Existem outras questões importantes como a ética destes profissionais ao permitirem que o professor acompanhe a sessão.

O professor de Matemática lembra-se de um amigo da faculdade e o procura explicando o caso. O terapeuta aceita o caso, mesmo não tendo tanta afinidade com o professor.

Sean não permite que o professor participe das sessões e pede que ele aguarde na sala ao lado. O terapeuta procura deixá-lo à vontade para falar sobre que sentisse necessidade, porém Will o desafia ocorrendo assim uma discussão entre os dois, mas mesmo assim Sean não desiste do caso. Na próxima sessão Sean leva Will para um parque e relaciona as suas experiências com as experiências de Will, dizendo que realmente ele possui muito conhecimento, muitas teorias, mas o que falta a ela é o contato, é aproximação das pessoas, das situações, diz o quanto é importante estas questões que faltam a ele. Will sai de lá “tocado”, ou seja, o terapeuta conseguiu fazer com que ele pense sobre este assunto.

Neste período, Will começa a se relacionar com a garota que conheceu no bar, foram à lanchonete juntos, porém ainda tem dificuldade em lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com