TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumento

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Turismo Hedonista.

Nesse trabalho apresentaremos a concepção hedonista de uma sociedade pós moderna e sua segmentação no turismo. Em virtude da globalização, avanços tecnológicos e demasiada pressão sobre o homem, o turismo vem sendo explorado sob uma nova ótica. As pessoas estão buscando aproveitar seu tempo livre a cada vez mais de uma forma diferenciada, por meio de praticas alternativas que façam com que elas sintam prazer no lazer.

A pós-modernidade é um período que alguns teóricos fundamentam como contraposto da modernidade. Por volta da década de 40 e 50, houveram rupturas e quebra de tradiçōes. Principalmente após a Segunda Guerra Mundial, a humanidade estava desacreditada em tudo o que lhe prometiam, o que fez com que o indivíduo duvidasse de tudo que lhe passassem, e com isso, se tornou o principal sujeito do novo momento um sujeito instável, inseguro e que pensa mais no presente do que na morte.

O Turismo Hedonista então é concebido à um publico pós-moderno:  como ele está inseguro por causa dos eixos de segurança e liberdade que estão desequilibrados nesse novo momento, o indivíduo acaba buscando estilos de vida e sensações diferentes do habitual. Ele busca o  prazer através de encontros, festas, atividades exclusivas e glamorosas onde terão experiências que jamais foram vivenciadas. Tal público esta sempre à procura de atividades inéditas. Essa segmentação por meio de práticas alternativas, faz com que as pessoas não tenham apenas momentos de lazer, mas também sintam prazer.

Lazer é tudo o que não é dever. Ao assistir um show, ouvir música, namorar, conversar, você está tendo momentos de lazer. Diferentemente do lazer, o prazer não está em dedicar um tempo programado para o ócio. O prazer está dentro das pessoas no modo como elas se relacionam com o mundo. Ele está em tudo o que fazemos sem atender pedidos. No caso do turismo, as pessoas passam horas na fila para ver um atrativo, fazem reservas meses antes e na hora pouco desfrutam, fazem essas atividades apenas por solicitações culturais demasiadas, é como se fosse uma obrigação consumir o que está em evidência e se é uma obrigação não é um prazer. É muito mais fácil as pessoas terem lazer do que sentir prazer.

Contudo, essa segmentação fora criada para justamente atender a aqueles que anseiam pela satisfação desse desejo. Ele oferece desde noites regadas à bebida, liberdade sexual, clubes, festas, limosines, álcool ou até uma fazenda sem nada por perto definido como “slow travel”.

O hedonista busca lugares paradisíacos, clima agradável, paisagens maravilhosas e habitantes receptivos.

por não se preocuparem com quanto estão gastando, e sim com o prazer que estão comprando.

 situação econômica é a base e o ponto inicial para construir a idéia de gastar, inventar, participar, realizar e planejar algo para fazer, o hedonista é visto como consumista, criativo, aventureiro, pessoa que não tem limites. Dessa forma, aos olhos dos comerciantes e empresários e da sociedade, esse é um ramo que tende a crescer cada vez mais e elevar o número do fluxo turístico e capitalista de um país.
Com esse gasto exagerado e busca insaciável pelo prazer, o hedonismo causa grandes impactos não só na economia, mas como também na sociedade aumentando o tráfego de drogas. 
Hoje em dia, uma droga muito consumida entre jovens são os entorpecentes, algo que dar sensação de prazer imenso, alívio de consciência, deixando a

pessoa se sentido mais leve, relaxada e aparentemente feliz. Esse tipo de droga é um dos instrumentos que podem ser de forte influência para um hedone, como também o álcool, pois está sendo causador de grandes acidentes e mortes.
A prostituição também é um dos impactos causados por essa atividade, pois está relacionada ao ato sexual, ao prazer carnal. Muitos turistas viajam em busca de conhecer e de envolver meninas menores de idade na vida das ruas, das noitadas e bebedeiras, promovendo o tráfego infantil para atividade sexual, aliciando-as e oferecendo milhares de dinheiro em troca de realizar o prazer.
O abuso sexual sem dúvidas gera grande renda para esses traficantes e leva a vida das garotas para viverem uma vida de luxuria, onde jóias, dinheiro, viagens, carros, hotéis caríssimos, são usados como objetos de ilusão para acharem que levam uma vida boa, mas a realidade é que essas mulheres sofrem submissão, perdem o respeito, são vítimas da violência e nunca mais terão uma vida tranqüila.
Os aspetos causados por essa atividade é de grande peso para a sociedade, a cultura e a religião. Muitos turistas viajam por religião, tem o prazer em conhecer novas igrejas, novas entidades, novas histórias, locais religiosos e realizar promessas, pagar penitencias, visitar santuários. O essa atividade é conhecida como Turismo Religioso, mas que de acordo com a motivação do turista pode ser visto como Turismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com