TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Gosto e Experiência Estética

Por:   •  20/1/2020  •  Resenha  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Curso: Licenciatura em Música

Período: 1º

Turno: Noturno

Aluno: Jorge Nicholas de Castro Dourado

Arte, gosto e experiência estética

O estudo e reflexão sobre a estética é associado a três conceitos primordiais: Arte, gosto e experiência estética.

Tais formulações estão interligadas de forma muito direta, e pressupõem umas às outras.

Podemos situar a experiência estética como o eixo central desta relação.

A experiência estética se constitui na percepção e no contato com algum objeto por parte do sujeito , podendo produzir tanto o deleite quanto o incômodo . A arte tem como finalidade proporcioná-la, sendo indissociável

da contemplação sensível. O gosto vem logo em seguida pois está veiculado ao sentimento do belo e atribuição de valor estético a um determinado objeto.

Portanto, conclui-se que tais definições estão interconectadas e se fazem necessárias para a compreensão de suas significâncias.

A arte possui diversas concepções e definições que foram formuladas ao longo do tempo e não pode ser entendida de maneira unilateral.

Podemos concebê-la como uma forma de expressão, por manifestar ideais,

desejos e visões do mundo através de um objeto artístico; como a imitação e representação do real; como o objeto estético em sua forma mais pura e muitas outras formas.

Mas toda expressão ou feito seria arte?

Ainda que por vezes o ser humano associe arte com outros fatores como o fazer bem feito por exemplo, é possível estabelecer critérios de diferenciação.  Nem tudo que foi executado ou criado com maestria se encaixa em tal conceito, até porque a arte não pressupõe somente o belo, já que pode provocar os mais diversos tipos de sentimentos no indivíduo que a experienciar.

Mas como distinguir um objeto artístico de um objeto qualquer?

Grande parte os teóricos, como por exemplo Kant, defende a ideia de que a obra de arte tem como única função proporcionar experiência estética. Mesmo que outros objetos possam eventualmente produzir uma relação em que haja percepção estética por parte do sujeito, a sua funcionalidade real e utilitária prevalece sobre a forma, colocando-os em outro patamar, fora do âmbito artístico.

O conceito de gosto está diretamente ligado a faculdade de sentir e pode ser entendido como a percepção/encontro do belo através da experiência com um objeto estético.

Além da percepção propriamente dita, o gosto também é interpretado como um grupo que comporta todas as preferências estéticas de um determinado sujeito.

A relação de cumplicidade e prazer nele integrada, evidencia o seu aspecto de particularidade e individualidade tendo em vista que os conceitos de beleza são relativos a cada indivíduo.

Diversos pensadores refletiram sobre o tema ao longo da história e deixaram inúmeras formulações sobre o mesmo. Há quem diga que o gosto é meramente subjetivo devido ao seu desenvolvimento no campo sensível e à ininteligibilidade( como David Hume por exemplo) e outros que afirmam que há uma dimensão mais universalizada contida no conceito(como a visão platônica que admite a existência do "belo em si").

Sendo assim, a relatividade abarcada pela definição de gosto torna-o ambíguo, pois tanto o objetivo quanto o subjetivo coexistem em seu espectro de significância.

Nome da canção: Deus lhe pague

Compositor: Chico Buarque

Ano de lançamento: 1971

Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir

A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir

Por me deixar respirar, por me deixar existir

Deus lhe pague

Pelo prazer de chorar e pelo "estamos aí"

Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir

Um crime pra comentar e um samba pra distrair

Deus lhe pague

Por essa praia, essa saia, pelas mulheres daqui

O amor malfeito depressa, fazer a barba e partir

Pelo domingo que é lindo, novela, missa e gibi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com