TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte No Processo De Criação II.

Ensaios: Arte No Processo De Criação II.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  1.455 Visualizações

Quais os argumentos de Celso Favaretto para justificar a ideia de que as manifestações de arte moderna e contemporânea não estão comprometidas com o ideal clássico de beleza?

No contexto contemporâneo, Favaretto salienta que, em meados dos anos 60 “a ideia do objeto teve a força de codificar todo o conjunto de transformações que vinham ocorrendo do domínio das artes desde o início do século e abrir perspectiva para o que vinha depois”.

As obras contemporâneas nem sempre se sustentam por aquilo que elas representam, aliás, a representação de algo ideal, belo, contemplativo, na arte, cede lugar a uma produção que exige uma reflexão mais aberta, cujos códigos são muitas vezes incompreensíveis numa primeira leitura.

Então Favaretto considera que essas mudanças no conceito de arte, na figura do artista e no modo de ver a arte se representar socialmente são os pontos chaves para pensar numa concepção tradicional de obras de arte, como obra prima fundamentada na categoria da beleza, aliado as categorias de harmonia, perfeição, acabamento e unicidade.

Favaretto ao analisar as mudanças na arte ele diz que elas na arte ressalta o caráter cultural ao gosto, que é histórico e social.

A pintura que era moderna, que no inicio do século passado exigia outro olhar e hoje é absolutamente simples.

REFERÊNCIAS.

BASBAUM. Ricardo (org.). Arte contemporânea Brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com