TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artistas do Renascimento

Tese: Artistas do Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Como o próprio nome diz renasce uma nova fase, é um movimento intelectual estético e social que buscava reagir a decadente estrutura feudal.

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.

Esse período fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música a ciência e a literatura.O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento.

São feito os 1º estudos cobre o corpo, ele é explorado e conhecido. A beleza do corpo que antes era pecaminosa na Idade média, passa a ser novamente explorada e estudada.

Surgem os grandes artistas como Leonardo Da Vinci, Francis Bacon e Montaigne são um deles.

Eles exploraram o que antes era proibido, as atividades físicas e o mais importantes dos fatos.. volta os Jogos Olímpicos!!

Os discursos higiênicos começam a aparecer eles vem com o discurso de prevenir doenças, limpeza do corpo e começa a surgir uma nova cultura.

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus

teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Um dos grandes artistas do renascimento foi:

Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.

Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa.

Na época medieval, predominavam os torneios e os duelos entre cavaleiros e cavalarias, que apesar de serem realizados de forma muito solene eram superviolentos, sobretudo devido ao armamento utilizado: lanças e espadas.

Uma vez desaparecida a ginástica higiénica, o único vislumbre de preparação física intensa durante o período medieval foi a levada a cabo pelo cavaleiro feudal, orientada para a guerra, torneios e justas. A crise que a educação física atravessou durante o longo período que vai do século VI ao século XIV deveu-se fundamentalmente ao geral, a barbárie dos espectáculos romanos, onde os crentes tinham sido objecto de inúmeros sacrifícios sob o Império Romano, à actividade física de carácter lúdico influenciou de forma negativa a imagemdo desporto. Assim, o atletismo, por exemplo, que tinha sido a base da educação física na Grécia antiga, praticamente desapareceu na Idade Média.

Por isso, como expoente quase único da educação física pode citar-se otreino que os jovens recebiam para se tornarem cavaleiros, depois de passarem, desde crianças, pelas categorias de pajem e escudeiro. Na sua preparação aprendiam esgrima, equitação, tiro, luta, natação e outras habilidades físicas. A concreção dos ideais de cavalaria tinha como marco as justas (confrontos entre dois cavaleiros) e torneios (verdadeiras batalhas que dois grupos de cavaleiros enfrentavam). Também adquiriram grande importância os jogos de bola, sobretudo a palma e a sou/e.

Na Renascença,recuperou-se a concepção dos gregos: uma educação para o homem de forma integral: "o físico, o intelectual e a moral", retomando dessa forma o valor da atividade física.

O Renascimento e a Educação Física

“O Renascimento foi um movimento intelectual, estético e social que representou uma reação à decadente estrutura do início do século XIV. Representou uma nova concepção do mundo e do homem, havendo um redescobrimento da individualidade, do espírito crítico e da liberdade no ser humano. Oespiritualismo imposto pela Igreja, que procurava prioritariamente asaúde (ou salvação) da alma, condenava o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a actividade físico-desportiva. O facto de o cristianismo associar, emreconhecimento desses traços de individualidade devolveu à criatura humana o papel de protagonista: é o antropocentrismo, nas obras da antiguidade Clássica, esse humanismo renascente voltou a valorizar o belo, resgatando a importância do corpo.

A produção renascentista foi rica em tratados pedagógicos, num visível contraste com a Idade Média, que não nos legou nenhuma obra de filosofia educacional. Numa declarada oposição ao magister dxit medieval, apregoa-se, agora, uma pedagogia liberal e destituída do autoritatismo característico do ensino escolástico. Apesar da descoberta da Imprensa, essa educação ainda é para minorias, desfrutada apenas pela burguesia ascendente. Voltada para o ensino superior, foi cultivada principalmente nas cortes. A Educação Física reintroduz-se nesses currículos elitistas onde os exercícios físicos – o salto, a corrida a natação, luta, a equitação, o jogo da pelotam a dança e a pesca – constituem-se em prioridades para o ideal da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com