TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Quatros Características de Satélites Utilizados no Geoprocessamento

Por:   •  28/7/2021  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Descreva as principais características de quatro satélites utilizados no geoprocessamento.

Landsat, CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), ERS (da Agência Espacial Européia), JERS (Japão) e o RADARSAT (Canadá).

Landsat, foi pela primeira vez lançado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) em 1972, tendo outras versões mais modernas construídas posteriormente, de modo que a mais recente é a Landsat 7.

O CBERS é resultado de uma parceria entre o Brasil e a China, cujo primeiro lançamento ocorreu em 1999, enquanto o mais recente, o CBERS 3, foi lançado em 2011.

DEIMOS - Missão Deimos - foi lançado em 2009 e nesses anos de operação, contou com o sensor SLIM6, um sensor multiespectral com 3 bandas espectrais de 22m de resolução espacial (2 na faixa óptica e uma no Infravermelho próximo - NIR). Uma banda azul sintética pode ser gerada para formar uma imagem de composição natural. O satélite Deimos-2, lançado 5 anos depois, leva a bordo o sensor HiRAIS com cinco bandas espectrais e uma banda pancromática, além de operar com 10 bits de resolução radiométrica, 5m de resolução espacial e 1m com a banda pancromática.

Principais Aplicações é monitoramento dos recursos naturais terrestres e da infraestrutura urbana, e coleta de informações para projetos de planejamento regional e prevenção de desastres naturais.

ERS (da Agência Espacial Européia) - O programa ERS foi desenhado para oferecer uma linha abrangente de produtos e serviços. O conceito dos satélites foi baseado na reutilização da plataforma de outras missões pré-existentes, desenvolvidas pelo programa SPOT, em particular os serviços e operação da carga útil, controle de atitude, órbita, telecomunicação e segmento solo.

Suas principais aplicações são:

Análise de parâmetros associados aos oceanos, como correntes oceânicas e temperatura das águas, direção e velocidade dos ventos, marés, etc;

Elaboração de cartas de declividades, com uso de dados de sensor radar e aplicação de técnicas de interferometria;

Estudos que visam contribuir para o entendimento das inter-relações entre oceano e atmosfera;

Avanços na linha do conhecimento sobre circulação do oceano e transferência de energia;

Estimativas do balanço de massa das placas de gelo presentes nos pólos;

Monitoramento da dinâmica e processos costeiros;

Detecção e gerenciamento de alterações no uso e cobertura das terras.

JERS (Japão) - A missão JERS representou um importante investimento do capital japonês no monitoramento ambiental do planeta, juntamente com a plataforma ADEOS que foi lançada em 1996. O principal objetivo da missão foi desenvolver um sistema integrado de sensores que pudessem obter dados da superfície terrestre aplicáveis aos estudos de recursos naturais.

E o RADARSAT (Canadá) - é um satélite de observação da terra desenvolvido para monitorar mudanças ambientais e recursos naturais. O projeto envolveu esforços do governo canadense e de suas províncias, além de contar com o apoio da iniciativa privada. Foi lançado em novembro de 1995 levando a bordo o Radar Abertura Sintética (SAR), operando na banda C e capaz de cobrir toda a superfície terrestre, com flexibilidade para atender requisições específicas, dependendo do modo de operação, além de adquirir e oferecer imagens com resolução espacial de 8 metros em modo fino. Trata-se de um dos mais sofisticados e completos sistemas de radar para monitoramento dos recursos naturais do planeta, com aplicações tanto na área científica quanto comercial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com