TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Arte: Espaços Ocultos

Por:   •  22/6/2021  •  Monografia  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

nome: Yasmin De O

liveira

n°: 38    série: 3° C

  • Atividade de Arte: Espaços ocultos

Análise:

José Manuel Ballester é um pintor e fotógrafo cujas principais características da sua pintura advêm do interesse pelas técnicas das escolas italiana e flamenga dos séculos XV e XVIII. Decidiu recriar várias pinturas para destacar a sua personagem e dar vida à paisagem e outra perspectiva da pintura. Com esta estratégia, aparecerá um nome de "espaço oculto", que enfatiza o espaço oculto coberto por esses personagens. A combinação de tecnologia moderna e arte clássica deixa o público curioso para ver essas obras de arte de uma nova perspectiva e explicar as velhas histórias que já vimos de maneiras diferentes.

Depois de retirar as pessoas, cada pintura dá uma impressão diferente. Em algumas pinturas, é possível observar vestígios de tragédia ou até mesmo o resultado de dramas nos objetos deixados para trás, em outras pinturas as pessoas se perguntam curiosamente para onde foram os personagens. No entanto, cada espaço descoberto foi aberto para novas descobertas e explicações.

Ele disse: “À primeira vista, toda a série pode inspirar um pouco de senso de humor, mas depois de uma análise mais aprofundada, não é difícil encontrar transcendência e múltiplas explicações possíveis, seja como uma imagem nova ou relacionada à imagem original. “Portanto, podemos ver em cada pintura que essa ideia se difunde de forma única e diversa.

Análise das pinturas:

  • Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli, c.1486) e Lugar para um Nascimento (Jose Manuel Ballester, 2012).

Podemos perceber por essa pintura , quando Vênus nasceu , e esta pisando em sua ostra e a recriação de Ballester referente ao seu local de nascimento, destacando o cenário do fundo que na pintura original é tampado por Vênus e os demais personagens.

  • A Balsa da Medusa (Théodore Gèricault) e A Balsa da Medusa (José Manuel Ballester, 2010).

Nessa pintura, podemos ver pessoas mortas e também seguindo algo, porem por outro lado, vemos essa balsa vazia valorizando o clima ao fundo, com o mar agitado e também o estado em que a balsa se encontra.

  • Três de Maio de 1808 em Madrid (Francisco Goya, 1814) e 3 de Maio (José Manuel Ballester,2008).

Observamos nessa pintura que os soldados estão atacando os cidadãos inocentes que estão em volta da fogueira, apontando a arma para os mesmos, porém, por outro lado vemos um chão ensanguentado com uma lanterna iluminando o ambiente, e ao fundo vemos uma espécie de construção antiga favorecendo com o tempo fechado e já escuro.

  • A Última Ceia (Leonardo Da Vinci, 1498) e Última Ceia (Jose Manuel Ballaster, 2010).

Pode-se perceber que a pintura de Da Vinci está mais iluminada cheia de vida, com a última ceia dos discípulos juntamente com Jesus. Agora observando a pintura de Ballaster, a mesma está mais apagada, sem vida, um local com uma mesa vazia, aparentando ser mais uma sala simples e uma mesa bagunçada.

  • Cristo Crucificado (Diego Velázquez, 1632) e A Cruz (Jose Manuel Ballaster, 2009).

Nessa pintura vemos Jesus crucificado, que morreu por todos para salvar aos mesmos, nos aparenta compaixão, amor, e acima de tudo Fé. Já na pintura de Ballaster podemos ver a cruz manchada e o fundo logo atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com