TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade no Portfólio CICLO 02

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

A CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Atividade no Portfólio CICLO 02

Portfólio apresentado da disciplina Didática e Metodologia do Ensino de Arte, ao professor Leandro Henrique Siena, para cumprimento das atividades determinadas no Ciclo 02, do curso de Licenciatura em Artes Visuais pelo aluno, pelo Centro Universitário Claretiano.

Manaus/AM

2022/1

ATIVIDADE

Responder as questões:

Questão 01 – Escreva sua concepção pessoal de Didática (escrita no início da disciplina) - Inicie sua resposta aqui:

Como campo de estudo, a didática é uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos. Assim, a Didática, como área de conhecimento da Pedagogia, constitui-se a partir de um campo teórico-prático que pode ajudar o futuro professor a compreender a complexidade do cotidiano docente e, principalmente, refletir a respeito da sua prática e subsidiar a reconstrução. É a partir da concepção de como a Didática é entendida, da relação entre Didática, Metodologia do Ensino e conhecimento específico que o professor vai encaminhar sua prática pedagógica.


Questão 02 – Escrever uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino, além de utilizar obrigatoriamente as seguintes palavras: processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno, aula. Inicie sua resposta aqui:

A didática é um processo de orientação, onde a aprendizagem é conduzida pelo professor que tem o compromisso com a resolução de problemas específicos de ensino, para torna-los reflexivos e críticos, tendo em mente sempre em manter os desejos e interesses dos alunos nas aulas da disciplina, para que tenham participação na sociedade

Questão 03 – O que está inadequado (ou o que você considera que estava errado) na primeira concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

- Que a didática seria apenas uma forma simples de ensinar, e nessa leitura observamos o quanto é importante e o quanto é influenciada na vida de cada indivíduo.

- A didática não é fundamental para o presente, mas sim para o futuro indivíduo, onde o mesmo aprenderá ser reflexivo, critivo e participativo

Questão 04 – O que está adequado agora e o que melhorou na sua segunda concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

a)
b)

Questão 05 – Conforme os conteúdos estudados, justifique a frase: A disciplina de Arte é área do conhecimento. Você poderá apresentar um pequeno texto de forma argumentativa sobre o assunto, discutido basicamente no Ciclo 02 de Aprendizagem.

A arte é uma produção cultural, simbólica. É o fato de produzirmos símbolos que nos torna humanos. Isso porque é exatamente o fato de criarmos significados para os objetos que nos humaniza.

A arte rupestre já mostrava um cérebro ativo, produzindo, inventando, criando representações. Ao desenharem nas paredes das cavernas, os homens representavam aquilo que era característico de seu cotidiano, ou o que tinha relevância em sua vida. Observando as imagens rupestres, podemos inferir sobre a vida daquelas pessoas.

Quando a intenção (histórica) foi a de suprir o mercado com determinadas competências, então, proliferaram os programas tecnicistas. Quando se entendia arte como algo funcional, então, os programas abordavam arte como suporte para outros componentes curriculares, como geometria, como atividade. No momento histórico que a abordagem de ensino no mundo se transformou questionando os programas tradicionais, a reprodução técnica, a massificação, os programas de arte puderam ser problematizados e foram abandonados os mimeógrafos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com