TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Não Convencionais Atividade no Portfólio Ciclo

Por:   •  10/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Lucas Freneda de Freitas

Atividade no Portfólio Ciclo 2

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 da Disciplina de Esportes Não Convencionais, professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Batatais

2020

Para definirmos o significado de esportes não convencionais, convém-nos compreender antes a definição de “esportes” e do que seja “convenção”. Para Tano (1996), Betti (1998), Barbanti (2006) e Gonzalez e Fensterseifer (2005), o esporte é caracterizado por uma prática corporal que visa à competição. Sendo que Tani (1996) sugere o esporte como conteúdo da Educação Física cuja meta seja aquisição de habilidades, conhecimentos e valores.

O termo “convencional”, segundo definição apresentado pelo dicionário, é aquilo que não é admitido e praticado nas relações sociais, o que não é habitual, ou seja, não está presente na sociedade. Logo, esportes não convencionais são as diversas modalidades que, por falta de divulgação pela mídia, não são conhecidas no Brasil ou que não foram vivenciadas pela maioria da população, incluindo esportes radicais e de contato com a natureza e de outros países, como por exemplo o Rugby, Squash, Tchoukbol e o cricket.

Faz necessário entendermos o conceito de Se-movimentar, visto que a cultura corporal de movimento abrange os esportes não convencionais, os quais devem ser compreendidos à luz do conceito do Se-movimentar. Desta forma, o significado se por:

 Expressão individual e/ou grupal no âmbito de uma cultura de movimento; é a relação que o sujeito estabelece com essa cultura a partir de seu repertório (informações ou conhecimentos, movimentos, condutas etc.), de sua história de vida, de suas vinculações socioculturais e de seus desejos (SÃO PAULO, 2008, p.43).

Pelo exposto, o conceito de Se-movimenta, torna-se importante para a compreensão da “relação sujeito-mundo”. Sendo que dessa relação surge o estabelecimento de uma expressão individual e/ou grupal no plano de uma cultura de movimento. Como o esporte é compreendido enquanto um patrimônio cultural da humanidade, além de constituir-se em conteúdo a ser transmitido pelo processo educacional, buscando o aperfeiçoamento, sua transformação e transmissão perante gerações, torna-se um direito de todo aluno conhecer todo esse repertório patrimonial. A abordagem dos esportes não convencionais nas escolas, representa um potencial para ampliação do conhecimento acerca da cultural corporal da humanidade. Ainda por ser a possibilidade de desenvolvimento do repertório motor dos alunos em todo o ciclo escola.

Os benefícios da vivência e aprendizado dos esportes não convencionais na escola, podemos mencionar a relevância para a comunidade escolar, por favorecerem o monitoramento dos alunos, evitando que fiquem dispersos e também minimizando os conflitos originários por ainda não terem o domínio próprio de suas atitudes e/ou tolerância para resolverem os problemas que criam entre si durante a própria convivência; o incentivo na busca de soluções; o favorecimento de um ambiente aconchegante e agradável, no qual se fortalecerão os laços de amizade, fraternidade e solidariedade; o estimulo ao conhecimento de outras culturas, por meio de regras, gestos ou implementos utilizados, possibilitando a valorização e a estima de uma nova modalidade esportiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com