TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade do Portfolio Ciclo 2

Por:   •  4/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 Curso de Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Nome do aluno: Valdeilson de Sousa Gomes

RA:8156279

ATIVIDADE 2 DO PORTIFÓLIO

GOIANIA

2022

1) Explique, com as suas palavras, o que é calorimetria direta e indireta (Capítulo
1, página 20).

Calorimetria direta é o processo de mensuração da taxa metabólica através da produção de calor, a liberação de calor pelas células de nosso corpo ocorre por meio da respiração celular.

Calorimetria indireta todas as reações causada pelo corpo se dar pelo oxigênio, não tem a mensuração do calor diretamente e tem uma relação direta com o oxigênio consumido e o dióxido de carbono

2) Faça um resumo do sistema anaeróbio alático (ATP-CP) (página 49), sistema anaeróbio lático (glicólise) (página 49) e sistema aeróbio (página 53) (Capítulo 3).

O sistema anaeróbico alático pode ser denominado como ATP-PC OU ATP-CP, recebe esse nome pois o sistema ATP-PC  é utilizado a fosfocreatina, pois tanto o ATP quanto o PC contém fosfato em sua ligação, a vantagem desse sistema é que ele é bastante rápido, e a energia libera é usada de forma rápida para criação de novas células de ATP, porém as reservas de PC é bastante ilimitada, ao fazer atividades físicas intensa essa reserva acaba rápido, essa reserva energética é bastante usadas e atividades físicas de tiros curtos como corrida de 100m ou 50m na natação, o ATP vai ser depletado e, ao mesmo tempo a fosfocreatina quebra e libera energia para a ressíntese de ATP

Sistema anaeróbico lático não existe uma participação do oxigênio em sua composição por isso é anaeróbico e lático porque um dos produtos formado é o ácido lático e é utilizado glicogênio ou glicose. Nesse sistema o glicogênio ou glicose passar por vários sequencia glicolíticas até formar o ácido pirúvico. O sistema glicolítico ocorre no citoplasma da célula muscular (sarcoplasma) e produz energia para ressíntese de duas células de APT e duas moléculas de ácido pirúvico ou ácido lático por molécula de glicose utilizada.

Sistema aeróbico este sistema pode utilizar a glicose (glicogênio), os ácidos graxos e os aminoácidos para a produção de energia.

Glicólise é a quebra da glicose. A glicose é convertida em ácido piruvato.

Ciclo de Krebs o ácido pirúvico formado na glicólise aeróbica continua sento metabolizado nas mitocôndrias, como isso são produzidos hidrogênio, elétrons, dióxido de carbono e ATP.

Sistema de transporte de elétrons (STE), os íons de hidrogênios e os íons de carbono formado no ciclo do Krebs unem-se ao oxigênio que respiramos para formar agua, nesse sistema são produzidos 34 moles de ATPs.

3) O que é o consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC)? (capítulo 4, página 71).

É a quantidade total de oxigênio que consumimos após o termino do exercício, além daquela quantidade que consumimos em repouso.

4) Explique com que finalidades o limiar de lactato pode ser utilizado (capítulo 4, página 76).

ele pode ser utilizado como na previsão de desempenho de resistência como marcador de intensidade de treinamento

5) Quais os fatores determinantes da seleção de combustível? Explique, com as
suas palavras, cada fator (capítulo 4, página 78).

A seleção do substrato é influenciada pela duração e intensidade do exercício

Em exercícios prolongados de baixa intensidade, há um aumento progressivo da quantidade de gordura oxidada pelos músculos na atividade.

Gorduras são substrato dominante nos exercícios de baixa intensidade e em tempo prolongado

Carboidratos são substrato dominante no exercício de alta intensidade

6) Faça um resumo sobre o papel do encéfalo na fadiga induzida pelo exercício
(Capítulo 7, página 154).

O aumento de serotonina no cérebro durante o exercício físico intenso e prolongado está diretamente relacionado a um prejuízo na função snc. Com correspondente desenvolvimento da fadiga, e consequentemente diminuição do desempenho.

7) Explique por que o exercício físico melhora a saúde do encéfalo (Capítulo 7, página 159).

O exercício aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro. O sangue fornece oxigênio e glicose que o cérebro precisa, a atividade física intensa aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores.

8) O que é fadiga? Quais os fatores que afetam o processo de fadiga? Quais as
causas da fadiga muscular? (Capítulo 8, página 173).

Ocorre pelo acumulo de ácido lático no musculo, quando uma pessoa pratica

muito exercício físico, ou executa movimentos de muito esforço físico, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com