TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barra de filmes

Tese: Barra de filmes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

1-a) Filme Baré

Os Baré, um grupo indígena de origem Aruak, vivem principalmente no Brasil, nos cursos médio e superior do rio Negro, nos rios Içana e Xié (dois afluentes do alto rio Negro) e na Venezuela, na região do canal Cassiquiara. Considera-se que eles somam aproximadamente 1500 no Brasil. O nome Baré deriva de bári, “branco”, um termo que servia para diferenciar os brancos dos negros (Perez 1988).

Pontos positivos e negativos:

O ritual Kariomã

O ritual, cuja visão é proibida às mulheres e aos não-iniciados –, oficiam conselhos e surram com açoites os iniciantes masculinos e femininos, que, na maioria das vezes, são seus próprios netos. Os rituais são importantes, pois fazem parte da cultura do povo Baré, mas por outro lado é muito agressivo, onde são esquecidos os laços sanguíneos, passando para uma relação hierarquia.

O nheengatu

É a língua utilizada pelos Baré, a preservação da língua é cultura e patrimônio cultural brasileiro, fortemente defendida pelos idosos das tribos, que tem a preocupação de ensinar para os mais jovens. Essa preservação linguística é com certeza importante, más para que o índio se relacione com o sociedade fora da aldeia é necessário que ele aprenda português, para poder por exemplo ir para a universidade, pois apenas uma pequena minoria fala nheengatu.

B) Filme Walachai

Comunidades rurais isoladas no Rio Grande do Sul, a 100 quilômetros de Porto Alegre , onde vivem descendentes de imigrantes alemães que falam um antigo dialeto da região do Hunsrück, mais conhecido por hunsriqueano.

Pontos positivos e negativos

A língua

A língua é passada de modo oral, diferente do Baré, não sofreu alterações, pois não tiveram contato com outras culturas. Dessa forma, todos falam a mesma língua e até mesmo agregam novas palavras criadas pelos próprios moradores, isso contribui para o fortalecimento da cultura da comunidade, mas por outro lado, dificulta a comunicação com os povos do seu próprio país e o acesso a outros lugares.

Distanciamento do mundo

Em uma das cenas do filme, apresenta um casal idoso mostrado uma oficina de fumo artesanal. Quando um letreiro informa a distância entre o local e a capital do estado aquilo é uma grande surpresa para eles, que não tinha mais noção do tempo e do espaço. Isso é interessante, pois não sentem necessidade e vontade de sair do local, são felizes longe do capitalismo, redes sociais, tecnologia... Isso prova que é possível ter um modo diferente de vida. Mas por outro lado, são excluídos do “mundo lá fora” e morrem sem a oportunidade de conhecer novas coisas.

C) Filme Xingu

Em 1943, os irmãos Cláudio, Leonardo e Orlando Villas Bôas se juntaram à expedição Roncador-Xingu para desbravar a imensidão do Oeste brasileiro.

Pontos positivos e negativos:

A Marcha para o Oeste

A chamada marcha para o Oeste, tinha como objetivo entrar no Brasil central, para fazer campos de pouso e tomar posse da região. Os irmãos Villas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com