TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve historia da musica

Por:   •  21/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Vanda Horácio Xavier

Didáctica de Educação e Expressão Musical.

Tema: Breve história da música

Universidade Pedagogia

Nampula

2019

Vanda Horácio Xavier[pic 2]

Didáctica de Educação e Expressão Musical 

Tema: Breve história da música

Trabalho de carácter avaliativo na cadeira de Didáctica de Educação e Expressão Musical, do curso de Licenciatura em Ensino Básico 2º ano, Centro de Recursos de Ribáuè, a ser entregue ao dr. Duarte.

Universidade Pedagogia

Nampula

2019

Índice[pic 3]

Introdução        4

1. Origem da música        5

2. Definições da música        5

3. História da música        6

3.1. Pré-história (dos primórdios ao nascimento de cristo).        8

3.2. A música antiguidade (do nascimento de cristo até 400 d.c.)        9

3.3. Idade média ou medieval (400 – 1450).        9

3.4. Música renascentista (1451 – 1600)        10

3.5. Musica Barroca (1601 - 1750)        10

3.6. Música clássica (1751 - 1810)        11

3.7. Música romântica (1811 - 1900).        11

3.8. Música moderna ou música do século XX (a partir de 1901)        13

3.8.1. A música moderna divide-se em dois momentos: Modernismo e Vanguardismo.        13

Conclusão        15

Bibliografia        16

Introdução

No presente trabalho irei abordar acerca da breve historia da música e dizer que; História da Música é o estudo das origens e evolução da Música ao longo do tempo.

Pode dividir-se a História da Música em períodos distintos, cada qual identificado com um estilo que lhe é peculiar, com desdobramentos e subdivisões, entre tantas culturas como: a música no ocidente, no oriente, história da música no Brasil e assim sucessivamente.

É claro que um estilo musical não surge da noite para o dia, é um processo lento e gradual relacionado com a evolução social e com as mudanças de mentalidade que definem cada época, cada geração.

1. Origem da música

Desde os imemoriais tempos primórdios da História (ou até incluindo o que chamamos de"Pré História") o Homem cultiva a arte da Música. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que a mais antiga das Artes é a Música, pois antes que o ser humano pudesse pintar, esculpir, escrever ou projetar algo, ele já podia produzir e apreciar os sons. O primeiro instrumento musical foi a própria voz humana.

A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros. Se pensarmos que a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história não é difícil acreditar que a música também fazia parte dessas organizações. Nessa época podemos imaginar que muitos sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da natureza e, assim como nas artes visuais e na dança, a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Ainda para refletirmos sobre o assunto e reforçar a teoria sobre a música na pré-história basta lembrarmos da existência de tribos indígenas que mantêm total isolamento das sociedades organizadas e vivem ainda de forma rudimentar (paradas em um período da pré-história) e que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a precursão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse fim.

2. Definições da música

Segundo o Dicionário de Termos e Expressões da Música do pesquisador Henrique Autran Dourado (2008, p.214) música é “a arte de exprimir ideias por meio de sons”.

Para o artista e pensador Richard Wagner (1813 – 1883), a música é “a linguagem do coração humano”. Este conceito nos traz a ideia de ritmo, que é um elemento indispensável para a música assim também como para a vida, como por exemplo: batidas rítmicas do coração, frequência da respiração entre outros. Mas também nos mostra a ideia que a música tem grandes influências sentimentais e psicológicas no ser humano.

De acordo com Bréscia (2003) “a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Mas o conceito mais usado é que a Música é a combinação de (1: melodia, 2: harmonia e 3: ritmo), de maneira agradável para o ouvinte”.

Obviamente, quando se fala sobre a música "pré-histórica", não se pode julgar a partir de um conceito atual de música. Este conceito mudou bastante com o passar das eras. O conceito clássico diz que "música é a arte de combinar os sons de maneira agradável aos nossos ouvidos". O conceito Romântico diz que "música é a arte de manifestar os diversos afectos de nossa alma mediante os sons". Neste século, com o fim de um único estilo dominante, onde a cada dia nascem dezenas de novos estilos musicais, dizemos apenas que "música é a arte de combinar sons e silêncio", conceito que se aproxima muito do que era a música para o Homem primitivo. A música mais moderna e tecnológica, a chamada música eletrônica, é predominantemente percutida e dançante, tal qual uma música tribal. A música tem o poder de despertar as mais variadas sensações em seus ouvintes. Pode servir de estímulo; por isso muitas vezes uma pessoa ouve uma canção e se sentes intonizada com ela e consigo mesma, e se sente melhor e consegue trabalhar melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com