TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Central do Filme “Las lunes al sol”: Lino, Santa, José e Amador.

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

São 4 os personagens que constituem o enredo central do filme “Las lunes al sol”: Lino, Santa, José e Amador.

Lino carateriza-se por ter uma família estruturada. A sua mulher encontra-se em situação de desemprego e apenas realiza serviços domésticos. Esta tem como maior medo e preocupação a escassez de emprego. Juntos têm um filho em idade adolescente que também ele se encontra em situação de desemprego, vivendo de pequenos serviços ocasionais. Com o dinheiro que recebe por estar em situação de desemprego, Lino vai tentando sustentar a família, ao mesmo tempo em que continua a fazer-se apresentar em algumas entrevistas de trabalho na esperança de conseguir ser inserido novamente numa situação de trabalho formal.

Por sua vez, Santa é um ex-líder sindical caraterizado por ser homem solitário, sonhador, afável e também transgressor.

Em seguida temos José. Este é casado com Ana, que é uma operária numa fábrica de conservas de atum. Ana trabalha durante a noite em condições consideradas desumanas e sofre bastante com dores de pernas por ser obrigada a ficar cerca de oito horas seguidas em pé na sua linha de produção. É também ela que garante o sustento da família, o que acaba por entristecer e excluir José quer no que diz respeito ao mercado de trabalho quer no que diz respeito à paixão da sua mulher.

Por fim temos Amador. Este acaba por ser um personagem bastante interessante, uma vez que ele próprio é a expressão da crise proletária. Amador é o vazio, o nada, representa uma perda de sentido da realidade. Nos seus escassos diálogos, vagueia através de parábolas, acerca da essência do mundo burguês. Omite dos seus companheiros o facto de ter sido abandonado pela sua antiga mulher e o seu suicídio acaba por traduzir o ponto final de uma vida sem sentido.

Como traço comum, todos eles se caracterizam por terem ficado numa situação de desemprego aquando do fechar de portas da antiga empresa na qual trabalhavam e por todos eles fazerem parte da mesma faixa etária. Todos eles são homens, operários, cuja qualificação se formou no trabalho, e que são agora lançados de volta a um mercado de trabalho que deixou de ter lugar para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (23.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com