TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FUNCIONA CULTURA

Tese: COMO FUNCIONA CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITAGORAS

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

PROFESSORA: ELIZABETH DE OLIVEIRA SERRA

FICHAMENTO:

LARAIA, ROQUE DE BARROS. COMO OPERA A CULTURA. IN: CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLOGICO, RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR/ED, 2006.

TURMA A MATUTINO

ALUNA: SUELLEN SERRA DE OLIVEIRA

SÃO LUIS

2014

SEGUNDA PARTE

COMO OPERA A CULTURA

1. A Cultura Condiciona a Visão de Mundo do Homem

“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas”. (pag. 67)

“O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.” (pag. 72-73)

2. A Cultura Interfere no Plano Biológico

“A cultura também é capaz de provocar curas de doenças, reais ou imaginarias. Estas curas ocorrem quando existe a fé do doente na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais”. (pag. 77)

3. Os Indivíduos Participam Diferentemente de sua Cultura

“O importante, porém, é que deve existir um mínimo de participação do individuo na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade. Todos necessitam saber como agir em determinadas situações e, também, como prever o comportamento dos outros. Somente assim é possível o controle de determinadas ações. Apesar disso tudo há sempre o risco de perda do controle da situação, porque em nenhuma sociedade todas as condições são previsíveis e controladas”. (pag. 83)

“Embora nenhum individuo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo”. (pag. 86)

“Um médico pode desconhecer qual a melhor época do ano para o plantio de feijão, um lavrador certamente desconhece as causas de certas anomalias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com