TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O DESIGN GRÁFICO PODE COMPLEMENTAR AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO JAZZ EM CURITIBA.

Por:   •  26/9/2018  •  Monografia  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE POSITIVO

COMO O DESIGN GRÁFICO PODE COMPLEMENTAR AS

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO JAZZ EM CURITIBA

CURITIBA

2018

GABRIEL BARBOZA

GABRIEL FERREIRA

GABRIEL MENEZES

COMO O DESIGN GRÁFICO PODE COMPLEMENTAR AS

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO JAZZ EM CURITIBA

.

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Graduação em Design Visual, da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Positivo.

CURITIBA

2018

INTRODUÇÃO

O presente projeto parte do propósito de utilizar o design gráfico como uma ferramenta de apoio na divulgação do cenário musical, tendo como foco o Jazz na capital, com o objetivo de executar e indagar o apoio estratégico que o design pode oferecer para uma melhor disseminação da cultura Jazz em Curitiba, por meio da questão visual e musical entrelaçadas entre si. Estamos desenvolvendo a partir de um contexto regional, com o foco principal na expansão a cultura jazzista e de agregar valores na contemporaneidade, utilizando-se dos desdobramentos que o design gráfico pode obter, junto a uma busca aprofundada de informações a respeito do cenário atual, tornando possível o desenvolvimento da compreensão e da retratação gráfica da arte da cultura.

O cenário musical atual do jazz em Curitiba se estende por diversos estilos de públicos e estabelecimentos de diferentes regiões, oferecendo ao seus clientes e amantes de jazz, shows e apresentações do estilo musical. Com base no levantamento de dados e análise das estratégias de divulgação que o jazz na capital utiliza para atingir seu público, ou aqueles que ainda não tomaram conhecimento do mesmo, notamos uma certa ausência desse tipo de comunicação, atingindo o cenário como um todo, tornando o conhecimento dessa cultura, menos acessível às pessoas. O uso dessas estratégias de comunicação do jazz vem sendo utilizadas por meio das redes sociais, como o facebook, instagram e até sites de eventos, tornando limitado o número de pessoas alcançadas por esse tipo de veiculação online, deixando de obter cada vez mais público e oportunidades de artistas transformarem Curitiba como seu palco, incluindo festivais e exposições dessa cultura.

Como Curitiba possui um histórico extenso da cultura jazzista, junto aos seus bares e festivais na contemporaneidade, pode vir a tornar-se um cenário mais popular na capital. Tendo como apoio em sua estratégia de divulgação atual. O uso do design gráfico e seus desdobramentos, buscando a disseminação maior do jazz em Curitiba, assim, proporcionando uma linguagem gráfica que corresponda ao objetivo proposto.

Neste documento apresentado, será exposto informações e dados levantados a respeito do jazz em seu cenário atual em Curitiba, junto aos meios usados nas suas

estratégias de divulgação e os métodos que serão aplicados para um maior aprofundamento da cultura na capital. Apontando também, como o uso do design gráfico pode auxiliar na veiculação desse cenário, expandindo seu público e estabelecendo uma compreensão maior desse gênero musical.

1. OBJETIVOS GERAIS

Aplicar o design como uma ferramenta de apoio para a divulgação do Jazz em Curitiba, visando complementar as ideias e estratégias utilizadas na comunicação do mesmo. Esse propósito poderá envolver tanto vias offline, como onlines, tendo a finalidade de alcançar e obter uma margem maior de público voltado a este estilo musical, que também poderá promover a vinda de novos talentos e artistas para Curitiba, buscando novos olhares e oportunidades para dentro da capital.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Mapear o Jazz em Curitiba.

● (Análise de similares) Identificar estratégias análogas e/ou distintas daquelas presentes no cenário mapeado.

● Comparar e avaliar as estratégias das outras cidades e gêneros musicais.

● Investigar e definir o público alvo

● Desenvolver artefatos de design voltado ao gênero do Jazz.

3. JUSTIFICATIVA

Curitiba possui uma grande história ainda não contada e uma cultura emergente que volta a ser difundida sobre o jazz na capital, possuindo estabelecimentos que tocam o gênero musical nos bairros como São Francisco, Batel, Mercês e etc, também difere no público que frequenta cada casa, promovendo um cenário distinto em cada região e assim transformando a cidade num palco para diversos artistas e simpatizantes do jazz. Com o uso da linguagem gráfica na suas estratégias de comunicação, será apoiar o jazz como um produto, já que em suas

plataformas de divulgação nas redes sociais por exemplo, é um dos únicos meios de informar seus eventos e anúncios, assim, foi analisado uma certa carência de externação de suas programações periódicas, que atualmente é tocado quase todos os dias da semana. Contando com um passado e um futuro promissor, o estilo musical é apreciado por diversos públicos variados, podendo ser ele no Dizzy, no centro da capital, ou no Purple Reis no bairro São Francisco. Contudo, nesta lacuna foi encontrado uma oportunidade para o design gráfico interagir junto ao público por meio de ações online e offline, com o objetivo de recontar esta história e apresentar o jazz de Curitiba como uma cultura de contemplação local, utilizando-se de estratégias, serviços e qualidade gráfica que o design pode oferecer.

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Com base em nossos objetivos específicos, analisamos qual dos procedimentos metodológicos seriam os melhores para obtermos resultados mais detalhados perante ao tema. As ferramentas escolhidas para coleta de dados foram: Observação participativa não estruturada, questionários de respostas fechadas e entrevistas. Na observação participativa não - estruturada, iremos ter uma participação real no grupo observado, participando de suas atividades, sendo de uma forma espontânea, como o intuito de ser um estudo exploratório, com isso seremos espectadores fazendo observações de maneira mais livre, sem a rigidez de um instrumento previamente elaborado.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com