TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo harmônico

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Campo harmônico menor harmônico

Tipos de campos harmônicos

Assim como é possível gerar acordes e modos a partir de escalas maiores e menores, também é possível analisar as possibilidades harmônicas e melódicas da escala menor harmônica ( modo eólio com 7o grau alterado ) ou seja a 7a menor ( 7 ou b7 ) é substituída por uma sensível artificial*.

Essa escala surgiu no período renascentista, onde, os compositores querendo reproduzir o efeito de tensão e repouso, oriundo do campo harmônico maior sobre o VII e I* e inexistente no campo menor natural. Para isso eles elevaram o VII a um semi-tom ascendente ( # ) conseguindo imitar a cadência do modo maior

( Jônio ), contudo, isso, gerou um problemática na intenção natural da escala ocasionando um intervalo artificial e de alta-tensão ( 2a aumentada ) de difícil afinação e manipulação melódica. No séc XV quando essa prática foi introduzida como revolução tecnológica musical o instrumento por excelência era a Voz Humana.

Ao formarmos esse campo harmônico, repararemos que existem acordes comuns entre o campo harmônico menor natural e menor harmônico, já que a nota alterada ( VII grau ) não está presente em todos os acordes. Notamos também que algumas tipologias de acordes que não tinha sido citadas até então começaram a aparecer, tais com menor com (7M), maior com 7M e ( #5 ) e °

( diminuta ), como podemos ver no exemplo 3.

Com essa alteração no VII grau, o acorde de existente no V grau passa a ser uma dominante e dessa forma, pede resolução na tônica, trazendo para o tom menor aquele direcionamento funcional que é característico apenas no modo ( campo harmônico ) maior. ( Objetivo primário dos compositores renascentistas ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com