TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeiragem nas Escolas

Artigo: Capoeiragem nas Escolas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Capoeiragem nas Escolas

Professor de Capoeira: Jucélio (Faísca)

Professor: Paulo Ricardo Gomes

APRESENTAÇÃO

A capoeira... É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica e tão surpreendente. É luta dissimulada, disfarçada em "brinquedo", jogo de habilidade física, astúcia, beleza.

A capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características bem peculiares: Luta toques, musicas e cantos, tornando-a assim uma arte excepcional que ensina o aluno um sistema de autodefesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais.

O processo de conscientização quanto ao valor da capoeira já chegou à esfera governamental federal. O MEC sugere a capoeira como disciplina do Currículo da Educação Física.

De acordo com os PCNs da Educação Física, (BRASIL, 1998), é mencionado o tema Pluralidade Cultural, que aponta para o aprendizado do aluno em: conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo. Segundo Calçado (2009, p. 4), a capoeira na escola tem como objetivo estar trabalhando as valências físicas, o desenvolvimento motor, a harmonização e o respeito, para que assim as crianças possam ter um desenvolvimento completo. Através de movimentações como a que ocorre na capoeira a criança principalmente na educação infantil poderá facilmente familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios da prática da capoeira envolvem todas as partes do corpo, contando com gestos que são associados a um ritmo que fortalece a integração dos envolvidos, ajudando no amadurecimento das noções espaço-tempo, além de desenvolver uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo, também “em seu universo simbólico e motor encontramos elementos tais como a musicalidade a religiosidade, movimentos acrobáticos, que a tornam bastante peculiar” fazendo da capoeira uma pluralidade com interpenetração do lúdico e do combate, caracterizando como jogo, luta e dança. (CAMPOS, 2000).

JUSTIFICATIVA

O projeto Capoeiragem busca introduzir um trabalho aos jovens dando-lhes conhecimentos sobre nossas origens, valores e artes, no intuito de formar cidadãos conscientes e sem distinção de culturas, crenças ou cor, formar pessoas com hábitos saudáveis de atividades físicas, música, instrumento e luta, e tudo isso podemos encontrar em uma arte nossa.

O objetivo geral do projeto Capoeiragem na Escola não é o desempenho dos alunos em artes marciais e tão pouco seu desempenho físico, visamos atingir a consciência do aluno. Não se trata, então, de formar capoeiristas, mas de ajudar na formação de seres humanos capazes de lidar com a diferença, com a austeridade, tornando-se mais livre de preconceitos e mais tolerantes e passivos.

Cremos que a melhor ponte de ligação com o jovem são as escolas de ensino básico e profissional, pois os professores conhecem cada aluno, suas deficiências tanto motoras quanto lógicas, e seu comportamento no âmbito do respeito familiar e escolar.

Mas em que a Capoeira pode ajudar? Bem, assim como toda arte a Capoeira é fundamentada em princípios, crenças e fundamentos.

Alguns pontos de desenvolvimento da capoeira:

• Humildade;

• Disciplina;

• Educação esportiva;

• Respeito à hierarquia;

• Atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com